Fé e devoção

Círio de Nazaré: cidade no Tocantins receberá imagem peregrina de Nossa Senhora pela 1ª vez

Programação conta com carreata, procissão, missa e show de evangelização.

Por Redação 870
Comentários (0)

29/07/2023 10h14 - Atualizado há 10 meses
Visita será à cidade de Nazaré, no Bico do Papagaio

A cidade de Nazaré, localizada na região do Bico do Papagaio, receberá neste final de semana a visita inédita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré.

A imagem chegará ao Tocantins após passar por Imperatriz (MA) neste sábado e domingo, dias 29 e 30.

A paróquia de São Francisco de Assis, dos frades Capuchinhos, vem preparando a visita da imagem peregrina desde o início do primeiro semestre deste ano. “Vejo Nossa Senhora de Nazaré como uma graça de Deus e será uma comemoração de 30 anos que a imagem veio pela primeira vez a Imperatriz. Será um momento de graça que nós vamos vivenciar tudo aquilo que traz a espiritualidade mariana”, disse Frei Deusivan dos Santos, pároco da Paróquia Franciscana.

O bispo da Diocese de Imperatriz, Dom Vilson Basso, também mobilizou as 34 paróquias de 13 cidades para participar deste momento histórico. A última visita ocorreu há 30 anos, no dia 19 de junho de 1993, quando a imagem percorreu vários Estados em comemoração aos 200 anos do Círio de Nazaré.

Programação

A imagem com a comitiva da Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) chegará em Imperatriz por volta das 17h deste sábado (29). O ponto de encontro será na BR-010, em seguida haverá uma carreata da rodovia BR-010 até a Comunidade de Santa Clara.

A procissão luminosa seguirá da Comunidade de Santa Clara e passará pela Comunidade de Nossa Senhora do Carmo até o ginásio da Paróquia de São Francisco, onde será celebrada a Santa Missa. A celebração da Missa de despedida será às 7h da manhã do dia 30 de julho. De Imperatriz, Nossa Senhora seguirá para a visita inédita à cidade de Nazaré, no Tocantins.

A partir das 17h ocorre uma carreata de Santa Terezinha para Nazaré. Às 18h, inicia a procissão luminosa da entrada da cidade até a Igreja Matriz, com realização de missa e show de evangelização.

O Círio 2023

O Círio de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém.

NAZARÉ - MUNICÍPIO HISTÓRICO

Localizado no norte tocantinense, a 508 km de Palmas, Nazaré tem sua origem histórica em 1938 com moradores atraídos dos estados do Piauí e Maranhão graças à fertilidade das terras da região.

Com o crescente desenvolvimento do povoado, chamado na época de Gameleira, em virtude de situar-se à margem do ribeirão do mesmo nome, a Câmara Municipal de Tocantinópolis, pela Lei nº 86, de 1º de outubro de 1953, concedeu-lhe a autonomia distrital, alterando o nome para Nazaré, em homenagem à padroeira da localidade - Nossa Senhora de Nazaré.

Por força da Lei do Estado de Goiás nº 2.133, de 14 de novembro de 1958, o distrito de Nazaré foi elevado à categoria de Município e instalado em 1º de janeiro do ano seguinte.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.