Quilombola

Colégio realiza gincana e dá prêmios aos estudantes durante preparação para o Saeb 2023

Estudantes participam de simulados, gincanas, quiz e aulões.

Por Redação
Comentários (0)

28/09/2023 17h07 - Atualizado há 6 meses
s estudos são orientados pela equipe de linguagens da unidade escolar

Com a meta de melhorar os índices nas avaliações externas de 2023, a equipe do Colégio Estadual Marechal Costa e Silva, unidade escolar quilombola da cidade de Muricilândia, realiza gincana com atividades diferenciadas de Língua Portuguesa para trabalhar, de maneira lúdica, os descritores das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

A ação é voltada aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio, que participam das avaliações a serem realizadas em outubro deste ano.

A maratona de atividades foi criada para mobilizar os estudantes sobre a importância do desempenho no Saeb, que é um dos componentes para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A gincana foi planejada por toda a equipe da área de Linguagens. Os estudantes participarão de simulados, gincanas, quiz e aulões, com ênfase nos descritores médio-críticos e críticos.

O desafio é composto por tarefas que serão desenvolvidas de setembro a outubro, com foco nas habilidades das provas Saeb, em consonância com o Documento Curricular do Tocantins. Ao final da atividade, os alunos que alcançarem a maior pontuação receberão uma premiação pelo desempenho no desafio.

Estudantes do Colégio Estadual Marechal Costa e Silva durante atividades da gincana

A professora Anne Stephanie, do 9º ano do Ensino Fundamental, ressaltou a importância da ação. “Estamos promovendo semanas de estudos com atividades diferenciadas para os nossos alunos, porque queremos melhorar o índice da nossa escola. Estamos na expectativa de superar a meta, por isso estamos motivando os nossos alunos, promovendo gincana com atividades diversificadas e aplicando simulados. Os resultados estão sendo muito positivos”, frisou.

“É muito importante essa mobilização e motivação da rede para com os alunos, para que entendam a importância da participação deles na avaliação com qualidade, pois esta prova serve para calcular o Ideb”, destaca a educadora, Maria do Socorro.

Equipe da unidade escolar trabalha os descritores das provas do Saeb

Estudantes aprovam a ação

A estudante Maria Eduarda, da 3º série do ensino médio, destacou o envolvimento dos estudantes na ação. “Está muito divertido, principalmente agora, porque vem com premiações e vai servir como incentivo para nos dedicarmos mais e conquistarmos o que queremos para o nosso futuro”, disse a aluna.

“Com essa ação, aprendi e ajudei vários alunos, tive mais facilidade com o conteúdo e ajudou também muito com os conteúdos trabalhados em sala de aula”, ressaltou Laura Munique Silva Guimarães, aluna da 2ª série do ensino médio.

Para a diretora Floraci Gonçalves Borges, a ação promove o aprendizado significativo da Língua Portuguesa e aumenta o interesse e a participação dos alunos nas aulas. “São muito significativas as ações direcionadas e planejadas para os alunos que irão participar das provas do Saeb. Parabenizamos os professores pelo empenho e motivação com essa iniciativa, que promove o conhecimento.  É muito gratificante ver os estudantes falando da importância do aprendizado e que os resultados são para o sucesso de toda a escola”, finalizou.

 Estudantes engajados na maratona de atividades propostas pelo colégio

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.