Em Porto Nacional

Ponte sobre o Rio Tocantins avança em ritmo acelerado; engenheiros explicam detalhes da obra

Estão sendo lançadas um total de 90 vigas pré-moldadas.

Por Redação 1.368
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31/05/2023 16h48 - Atualizado há 10 meses
Obra recebeu investimento de R$ 149 milhões do Governo Estadual em parceria com o Banco de Brasília

No final deste mês de maio, Agência Tocantinense de Obras e Infraestrutura (Ageto) começou a instalar mais vigas pré-moldadas para dar continuidade às obras da nova ponte sobre o Rio Tocantins, entre os municípios de Porto Nacional e Fátima. Estão sendo investidos R$ 149 milhões do Governo do Tocantins em parceria com o Banco de Brasília. 

A ponte está com mais de 65% de sua estrutura concluída, sendo a maior obra de infraestrutura em andamento no Tocantins.

Para o engenheiro da Ageto, Celso de Oliveira, a obra está bem adiantada e a fundação já está sendo finalizada. Os pilares do lado de Porto Nacional também já estão todos prontos, faltando apenas o lançamento das vigas pré-moldadas. “A fase de lançamento de viga está programada para ser concluída até a primeira quinzena de agosto, além da conclusão do balanço sucessivo, que liga a parte de Porto. Ficará faltando apenas o lado de Fátima, que também já está bastante adiantado”.

O engenheiro Douglas Pereira está à frente das obras. Ele é funcionário da Rivoli do Brasil SPA, empresa responsável por executar a construção da ponte, e destaca que neste mês de junho serão concluídas todas as fundações da ponte sobre o Rio Tocantins e acrescenta que a fundação é o elemento estrutural que transfere as cargas da ponte para o solo. "Devido às cargas atuantes nessa ponte, foi necessário fazer alguns elementos circulares geometricamente parecidos com as colunas da edificações, só que elas são escavadas e concretadas em solo”

As fundações executadas nesta obra, além de terem uma profundidade média de 30 metros, têm diâmetro variável entre 1,20 metros e 1,60 metros. Serão lançadas um total de 90 vigas.

“No momento, estamos executando as atividades de lançamento das vigas pré-moldadas. Estas vigas tem comprimento de 42 metros e um peso de cerca de 120 toneladas. Esta etapa executiva exige muito planejamento e recursos diferenciados para o transporte (Carreta Especial) e para o lançamento com a Treliça Lançadeira (equipamento automotor capaz de vencer grandes vãos e com grande capacidade de suporte de cargas, utilizados em situações de difícil acesso em substituição aos guindastes), requerendo uma atenção ainda maior devido às curvas do acesso da ponte”, ressalta Douglas Pereira. 

A estrutura de concreto da ponte que está sendo construída sobre o Rio Tocantins possui 1.088 metros, além do encabeçamento de 200 metros de cada lado, totalizando 1.488 metros.

“Essa ponte tem dois pórticos centrais em rio, cujo a superestrutura é composta por Balanços Sucessivos, que permitem ter um vão livre de 153 metros sem pilares e altura em relação ao N.A. de 25 metros executada no intuito de atender um gabarito de navegação de 137 metros x 15 metros (pode-se observar a estrutura com 99% concluída já do lado de Porto Nacional). Isso também é algo que diferencia muito esta Obra de Arte Especial de outras pontes”, reforça o engenheiro Douglas Pereira.

A ponte está sendo construída como uma alternativa segura à já existente ponte sobre o Rio Tocantins, construída em 1970 e interditada parcialmente desde 2011. Atualmente, a travessia de veículos pesados está sendo realizada por meio de balsa. A nova ponte está sendo aguardada com muita expectativa, sobretudo por parte dos caminhoneiros que precisam atravessar o rio.

"Quanto antes a ponte ficar pronta, melhor será para os moradores da região. Deu para perceber que, neste ano, as obras avançaram muito. Estou na expectativa de voltar a atravessar o rio sem precisar pegar balsa”, ressalta o autônomo Manoel Bandeira.

“A obra está com um avanço considerável. Estamos trabalhando a todo vapor. Quem tem acompanhado a obra tem presenciado o bom desenvolvimento e constância da obra em 2023. Estamos trabalhando para que no início de 2024 estejamos com toda a ponte executada para poder dedicar atenção apenas ao revestimento, acabamento e sinalizações”, projeta o engenheiro Douglas Pereira.

Estrutura de concreto da ponte que está sendo construída sobre o Rio Tocantins possui 1.088 metros

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