Situação se agrava!

Com mais de 100 dias sem chuva, seca já castiga várias regiões do Tocantins

Regiões centro-sul e sudeste são mais afetadas.

Por Joselita Matos 545
Comentários (0)

25/08/2021 16h07 - Atualizado há 2 anos
Seca avança no Tocantins nos últimos dois meses.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) divulgou nesta quarta-feira (25/8) os dados do Monitor de Secas referentes ao mês de julho deste ano.  Conforme o panorama apontado pela plataforma, a seca no Tocantins avançou nas diferentes regiões do Estado devido ao registro de mais de 100 dias sem chuva.

A seca moderada avançou na região sudoeste e houve aumento no número de municípios em estado de seca grave, com avanço na região centro-sul e sudeste, regiões que anualmente sofrem com o período de estiagem no estado.

Segundo o técnico ambiental da Semarh, Francisco Medeiros, tendo em vista o período de estiagem no Estado, a Semarh tem intensificado as ações de monitoramento nas áreas com seca grave.

Outras ações não foram pontuadas pela secretaria para diminuir a situação grave que abrange as comunidades que vivem nestas regiões.

Monitor de Secas

O Monitor de Secas, desenvolvido pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), é um processo de acompanhamento regular e periódico da situação da seca em vários estados brasileiros, cujos resultados consolidados são divulgados por meio do Mapa do Monitor de Secas, que pode ser acompanhado através do link.

O Monitor facilita a tradução das informações em ferramentas e produtos utilizados por instituições tomadoras de decisão e indivíduos, de modo a fortalecer os mecanismos de Monitoramento, Previsão e Alerta Precoce. 

No Tocantins, as equipes técnicas da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil são responsáveis mensalmente pelo levantamento das informações locais.

 

Regiões mais afetadas no Tocantins, segundo Monitor de Secas.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.