Fique por dentro

Consumo de bebida alcoólica e gargarejo previnem a covid-19? veja mitos e verdades

Prevenção à covid-19 pode ser desculpa para o consumo de álcool.

Por Redação 1.129
Comentários (0)

27/06/2020 10h30 - Atualizado há 3 anos
Consumo de bebida alcoólica

A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) disponibilizou um informativo aos dependentes químicos e às suas famílias impactadas nesse período de pandemia sobre prevenção e os agravos que o álcool pode trazer aos adictos infectados com a covid-19.

O informativo, além de esclarecer mitos e verdades sobre o álcool e sua relação com a covid-19, traz dicas para não manter estoque de bebidas alcóolicas em casa.

“Há necessidade de reforçar que o gargarejo com álcool, por exemplo, não mata o vírus e o isolamento pode agravar ainda situações preexistentes, como ansiedade, angústia e depressão, o que pode incitar o adicto ao uso excessivo como desculpa de prevenção”, ressaltou o gerente de Prevenção Contra as Drogas da Seciju, Ronan Dorneles de Sousa.

Enfermeiro do Núcleo de Atenção ao Dependente Químico e às Famílias (Acolher), Carlos Vinicius Mateus destacou que o álcool pode ser porta de entrada para outras drogas. “O álcool é retratado como uma das principais drogas que pode dar o pontapé para os dependentes recaírem para outras drogas como o crack e a cocaína, talvez sendo a que mais traz danos por ser muito acessível, além da divulgação massiva que acaba estimulando a ingestão”, esclareceu.

Mitos e verdades

O uso excessivo do álcool, sobretudo nessa época de pandemia, como elemento de assepsia ao coranavírus pode trazer consequências sérias aos adictos. Nesse sentido, o informativo traz alguns mitos e verdades nessa relação:

Mito: O consumo de álcool destrói o vírus que causa covid-19.

Fato: O consumo de álcool pode aumentar os riscos para a saúde se a pessoa contrair o vírus. O álcool (a uma concentração de pelo menos 60%) funciona como um desinfetante para a pele, mas não dentro do organismo quando ingerido.

Mito: Bebida alcoólica forte mata o vírus se presente na via respiratória.

Fato: O consumo de álcool não mata o vírus no ar inalado, nem oferece nenhum tipo de proteção contra a covid-19.

Mito: O álcool ingerido das bebidas alcoólicas estimula a imunidade e a resistência das pessoas ao coronavírus.

Fato: O álcool tem um efeito nocivo sobre o sistema imunológico.

Onde procurar ajuda

Ajuda pode ser encontrada no Acolher, localizado em Palmas, na quadra 704 Sul, Alameda 20, QI 24, Lote 22 ou pelo telefone (63) 3214-6104.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.