Saúde

Crianças com restrição alimentar têm cardápio diferenciado no Hospital Municipal de Araguaína

Alimentação é feita sob medida para atender as necessidades nutricionais de cada paciente.

Por Redação
Comentários (0)

24/04/2024 16h56 - Atualizado há 1 mês
Preparação da alimentação

Notícias do Tocantins - O Hospital Municipal de Araguaína (HMA), sob gestão do Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), oferece atenção especial à nutrição de crianças com restrições ou alergias alimentares. A equipe de nutricionistas do Serviço de Nutrição e Dietética (SND) da unidade trabalha em conjunto com a equipe médica para garantir que cada paciente receba todos os nutrientes que precisa durante a internação e recuperação.

Eduardo Campos, coordenador do SND, ressalta que, no ambiente hospitalar, lidar com pacientes que apresentam restrições alimentares ou alergias é uma realidade com a qual a equipe de nutrição está familiarizada. 

“O primeiro passo é fazer uma avaliação inicial, trabalhar no planejamento de dietas personalizadas, promover a educação alimentar, identificar os riscos cruzados e fazer um monitoramento contínuo dos pacientes”, conta Eduardo.

Essas medidas ajudam a garantir que os pacientes com restrições ou alergias alimentares recebam cuidados nutricionais adequados e seguros durante sua permanência na unidade.

Alergia à proteína do leite

Internada há mais de 100 dias na unidade, a pequena Ana Laura Machado, de apenas 1 ano e 4 meses, desenvolveu alergia à proteína do leite da vaca, necessitando de uma dieta personalizada. Sua mãe, Nara Christina Machado, destaca que nem sempre a filha era alérgica ao alimento.

“Os médicos explicaram que ela está com alergia alimentar e por enquanto vai precisar tomar um leite especial, antes ela nem tinha essa condição, mas passou muitos dias usando sonda”, conta Nara. 

Nara também conta que a equipe de nutrição do hospital desde sempre acompanhou a evolução alimentar da filha.

“A nutricionista e os médicos vêm aqui direto me atualizar sobre a evolução dela, essa semana mesmo já foi verificado o tamanho e o peso da minha filha para conseguir aumentar a dieta. Só tenho a agradecer a eles, todas as vezes que eu precisei, me ajudaram muito”, finaliza a mãe.  

Planos alimentares personalizados

A equipe de nutrição do HMA cria planos alimentares levando em consideração as necessidades nutricionais específicas de cada paciente. Isso pode incluir dietas específicas para condições médicas, como diabetes, doenças cardíacas ou alergias alimentares, além de considerar a consistência dos alimentos, texturas e preferências pessoais dos pequeninos.

As necessidades nutricionais individuais de cada paciente são avaliadas levando em consideração vários fatores, como idade, peso, altura, estado de saúde atual, condições médicas pré-existentes e objetivos terapêuticos. 

“Utilizamos avaliações clínicas, exames laboratoriais e análise do histórico médico e alimentar do paciente. Com base nessas informações, determinamos as necessidades específicas de calorias, macro e micro nutrientes de cada paciente, adaptando a dieta de acordo com a individualidade de cada um”, informa.

Superação de desafios e acompanhamento integral

A equipe do SND reconhece que as crianças internadas podem ter suas preferências alimentares alteradas durante o período de internação. Além disso, outros desafios podem surgir, como complicações médicas ou dificuldades de alimentação relacionadas ao tratamento, como, por exemplo, no caso de crianças que passaram por uma entubação.

“A comunicação eficaz entre a equipe multidisciplinar é fundamental para superarmos esses desafios. Trabalhamos em conjunto com médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e outros profissionais para garantir que a nutrição seja um pilar no processo de recuperação da criança”, afirma Eduardo Campos.

O acompanhamento nutricional integral, desde a internação até a alta hospitalar, é essencial para garantir que o paciente tenha a melhor recuperação possível.

Alimentação é feita sob medida

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.