Projeto Loon

Desvendado mistério sobre objeto que caiu do céu no interior do Tocantins; saiba mais

O objeto foi encontrado na zona rural do município de Mateiros, região do Jalapão.

Por Conteúdo AF Notícias 4.839
Comentários (0)

02/03/2021 14h00 - Atualizado há 3 anos
O objeto é um equipamento utilizado para levar internet as áreas mais remotas do planeta

Um objeto estranho que caiu do céu foi encontrado por trabalhadores de uma fazenda na zona rural do município de Mateiros, região leste do Tocantins, e deixou a população intrigada. O objeto foi localizado no início da tarde desta segunda-feira (1º de março), na fazenda Bola, a cerca de 6 km da cidade.

As imagens do equipamento viralizaram na internet e alguns moradores da região ficaram assustados.

Uma equipe do 5º Batalhão da Polícia Militar compareceu ao local e confirmou a queda do objeto. Os militares disseram que trata-se de um balão que funciona com uma espécie de satélite de propriedade do Google. Os militares isolaram área e entraram em contato com os números disponíveis no equipamento para localizar os responsáveis.

Ainda na noite desta segunda, os responsáveis pelo equipamento fizeram contato com a polícia e informaram que se trata de um balão do projeto Loon, utilizado para fornecer sinal de internet aos lugares mais remotos do planeta.

PROJETO LOON

O Projeto Loon começou no laboratório Google X em 2013 e fazia parte de projetos experimentais da companhia.

Os balões são feitos de polietileno, usam hélio e têm o tamanho de uma quadra de tênis. Eles recebem energia de painéis solares e são controlados por um programa que usa inteligência artificial.

Enquanto estão no ar, funcionam como uma torre de celular e se movem com correntes de vento a 20 quilômetros de altura para levar internet via rede 4G para as pessoas.

A Alphabet testava o Loon no Brasil e alguns dos balões chegaram a cair em propriedades rurais – último caso aconteceu em janeiro, em uma propriedade rural de Paraíso das Águas, no Mato Grosso do Sul.

PROJETO LOON CHEGA AO FIM

A Alphabet, dona do Google, anunciou no dia 21 de janeiro deste ano que encerrará o Projeto Loon.

A empresa disse que não conseguiu encontrar uma maneira de manter os custos baixos o suficiente e que o modelo de negócios se tornou insustentável para o longo prazo.

A Loon será encerrada após quase sete anos desde o seu lançamento. O projeto nasceu em junho de 2013 com uma missão: levar internet para áreas remotas com auxílio de balões. Depois, a iniciativa chegou a diversos países, inclusive o Brasil, que teve seu primeiro lançamento no ano seguinte durante uma fase de testes.

Em 2018, a Loon passou a atuar como empresa independente dentro da estrutura da Alphabet, empresa-mãe do Google. De lá para cá, a iniciativa teve alguns episódios notáveis, como a transmissão de sinal de internet por 1.000 km. Em 2020, a companhia começou a operar no Quênia e bateu o recorde de tempo de voo.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.