Educação

Detentos são capacitados em cursos ofertados por meio de parceria entre IFTO e Seciju

Cursos proporcionam remissão de pena e capacitação aos detentos.

Por Redação
Comentários (0)

25/08/2020 15h23 - Atualizado há 3 anos
Cursos possuem entre 160 a 200h/aula

Uma parceria entre a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) e Instituto Federal do Tocantins (IFTO) tem propiciado a chance de participação de presos em cursos profissionalizantes com foco na capacitação, estudo e remissão da pena pela leitura.

As aulas acontecem no Centro de Formação e Produção, vinculado à Gerência de Reintegração Social, na modalidade de Educação a distância (EaD), cumprindo todos os protocolos de prevenção à Covid-19 e atendendo sete reeducandos do regime semiaberto, em Palmas.

O gerente da Central de Monitoramento Eletrônico (CME), Rhomenyng Afonso, explicou como a educação e boas oportunidades formam um eixo importante para a ressocialização.

“A reintegração social nada mais é do que oferecer caminhos para que o reeducando consiga se reinserir em sociedade e isso pode ser feito de várias formas, como oficinas de leitura ou cursos profissionalizantes. Nossa gestão tem fomentado parcerias que possibilitem um caminho que passe pela educação e capacitação rumo a uma reinserção social com efetividade”, disse.

Segundo a coordenadora dos cursos profissionalizantes do IFTO, Sara Soares, o curso foi pensado para ser aplicado neste período de pandemia da covid-19. “Num momento em que a população está se vendo em isolamento social, o Ministério da Educação criou o ‘Novos Caminhos’ e essa iniciativa integra esse programa federal. Primordialmente, o curso não era especificamente direcionado para estudantes do Sistema Penitenciário, mas atendendo a solicitação da Seciju, organizamos a estrutura para atender também os reeducandos e pretendemos, futuramente, ampliar as vagas para mais pessoas privadas de liberdade”, falou a coordenadora da IFTO.

Cursos

Os cursos possuem entre 160 a 200h/aula, nas modalidades que vão de produtor de iogurtes, programador de dispositivos móveis, instalador e reparador de redes de computadores, monitor de dependência química e produtor agropecuário. As aulas se iniciaram no dia 17 de agosto e têm previsão para término em dezembro.

A reeducanda D.N.A.S.S.B, de 32 anos, que é aluna do curso de produção de iogurte, explicou que está muito empolgada com a atividade, pois servirá como complemento aos seus conhecimentos no setor alimentício.

“Eu tenho interesse de abrir um empreendimento meu e o curso vai me ajudar. É uma excelente oportunidade para aprender. Não vou faltar às aulas”, disse.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.