Novas regras

Detran/TO pede mais prazo ao Denatran para implantação da placa Mercosul; veja o que muda

O órgão disse que pretende a nova placa no “menor prazo possível”.

Por Redação 875
Comentários (0)

03/02/2020 10h09 - Atualizado há 4 anos
Nova placa Mercosul passou a ser obrigatória no dia 31 de janeiro

O Departamento de Trânsito do Tocantins (Detran-TO) pediu mais prazo ao Denatran, órgão nacional, para iniciar a implantação da placa Mercosul. O prazo venceu na última sexta-feira (31 de janeiro), mas deve ser prorrogado para os Estados que ainda não conseguiram concluir esta meta.

O Detran-TO disse que solicitou a prorrogação tendo em vista não haver tempo hábil para realizar o credenciamento das empresas estampadoras de placas dentro do prazo estipulado anteriormente.

O órgão disse que pretende implantar a Placa Mercosul no “menor prazo possível” e, para isso, já se encontra em andamento o processo para credenciamento das empresas que prestarão este serviço.

Segundo o Detran, nos próximos dias deverá ser publicado o edital do processo de credenciamento seguindo todos os trâmites legais e todas as exigências do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

A nova placa é obrigatória nos seguintes casos:

  • Primeiro emplacamento
  • Mudança de categoria do veículo
  • Roubo, furto, extravio ou dano da placa
  • Mudança de unidade federativa
  • Instalação de segunda placa traseira

Diferenças

A adoção do novo modelo segue resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que deu prazo até 31 janeiro para que o DF e os estados se adequassem à regra.

Este modelo de placas traz novos elementos de segurança como um QR code, emblema oficial do Mercosul e a bandeira do Brasil. Os símbolos são impressos em película refletiva, distintivo internacional do Brasil, além de diversas certificações internacionais. A placa também dispensa o uso do lacre.

Veja como ficarão as novas placas

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.