Tocantins

Secretário estadual da Saúde discute ampliação de atendimentos no HDT para desafogar o HRA

Pauta atende a um pedido do deputado Marcus Marcelo.

Por Redação
Comentários (0)

29/06/2024 09h15 - Atualizado há 2 dias
Reunião com o secretário estadual de saúde do Estado

Notícias de Araguaína - O secretário de estado da saúde, Carlos Felinto, esteve em Araguaína nesta sexta-feira (28) e tratou das demandas do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT/Ebserh). A visita do gestor ocorre em meio a uma grave crise na UTI do Hospital Regional da cidade, o HRA, onde a taxa de mortalidade passou de 50% nos últimos meses.

A pauta da reunião no HDT incluiu a conclusão do processo de doação da área, a finalização dos trâmites para a alteração da lei de doação, que permitirá a ampliação do perfil assistencial e a mudança de nome, além da renovação do contrato de prestação de serviços com a diversificação dos atendimentos, em especial a ampliação da oferta de cirurgias eletivas e leitos de internação. O objetivo é desafogar o Hospital Regional (HRA).

O encontro contou com a participação do diretor de Planejamento da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), professor João Vidal de Negreiros Neto, do deputado estadual Marcus Marcelo, da diretora geral do Hospital Regional de Araguaína (HDA), Cristiane Uchoa, do superintendente de Unidades Hospitalares Próprias, Andreis Vicente da Costa, do superintendente de Políticas de Atenção à Saúde/SES-TO, Robson José da Silva e da superintendente de Gestão e Acompanhamento Estratégico/SES-TO, Luiza Regina Dias Noleto, entre outros presentes.

Durante a reunião, o superintendente do HDT-UFT, Antonio Oliveira, destacou a importância da interlocução política e do trabalho conjunto das autoridades presentes, dada a complexidade do processo e o esforço em resolver os desafios enfrentados.

O secretário de saúde, Carlos Felinto, afirmou que os processos que foram discutidos nessa reunião já estão bem encaminhados e reforçou o seu compromisso em apoiar iniciativas que melhorem os serviços prestados pelo HDT-UFT.

Sobre a Ebserh

O HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.