Eleições 2022

Dorinha, Marcelo Miranda ou Kátia Abreu: quem tem mais chances na corrida ao Senado?

Os três já manifestaram a intenção de disputar a vaga neste ano.

Por Conteúdo AF Notícias 2.386
Comentários (0)

14/01/2022 11h40 - Atualizado há 2 semanas
Professora Dorinha, Marcelo Miranda e Kátia Abreu, os nomes mais cotados na corrida ao Senado Federal

Faltando poucos meses para as convenções partidárias que vão definir os candidatos às Eleições 2022, três nomes já manifestaram interesse na disputa pela vaga de senador do Tocantins, que promete ser acirradíssima.

Entre os postulantes estão a atual deputada federal Professora Dorinha Seabra (DEM), o ex-governador Marcelo Miranda (MDB) e a senadora Kátia Abreu (PP), que tentará a 3ª reeleição ao cargo.

Professora Dorinha

A ex-secretária de Estado da Educação, Professora Dorinha (DEM), vem se destacando na Câmara Federal, sobretudo nas pautas relacionadas à sua especialidade, e não esconde o desejo de ocupar uma cadeira no Senado. Inclusive já confirmou com exclusividade ao AF Notícias que é pré-candidata ao cargo.

Dorinha tem a simpatia do senador Eduardo Gomes (MDB), líder do governo Bolsonaro no Congresso, e vem ampliando seu espaço nos municípios ao dedicar atenção especial aos prefeitos.

O nome de Dorinha despontou ainda mais na preferência política após a aprovação do Novo Fundeb, do qual foi relatora, que garante mais recursos aos municípios.

Desafeta do governador afastado Mauro Carlesse (PSL), Professora Dorinha vem sendo convidada pelo governador interino Wanderlei Barbosa para vários eventos oficiais do governo que passou a reconhecer publicamente o trabalho da Bancada Federal do Tocantins em Brasília.

Com o entrevero em que se meteu o governador afastado, Dorinha deve assumir o comando da Aliança Brasil no Tocantins, maior partido do país, resultado da fusão ente DEM e PSL.

Aliada a uma trajetória política sem denúncias de corrupção, a proximidade com a prefeita de Palmas Cinthia Ribeiro (PSDB) pode também contribuir para o sucesso de Dorinha na corrida eleitoral.

Marcelo Miranda

Mesmo tendo uma carreira política conturbada, o ex-governador Marcelo Miranda (MDB) continua sendo considerado nome forte no cenário político tocantinense.

Miranda confirmou que é pré-candidato a senador e já iniciou uma peregrinação pelos municípios, começando pela região norte e Bico do Papagaio, redutos eleitorais que outrora garantiram bons resultados ao emedebista.

Miranda tem apoio da ala histórica do partido. Contudo, a principal indefinição diz respeito ao posicionamento do senador Eduardo Gomes, que é do MDB.

Recentemente, o ex-governador sofreu um baque enorme, a perda do pai, Brito Miranda, que era seu grande incentivador e articulador político. Muitos líderes tinham compromisso com Brito devido às alianças históricas, e agora Marcelo precisa renovar esses laços.

Miranda também depende de uma chapa majoritária forte para ter chances reais de conseguir 8 anos de mandato no Senado Federal, o sonho de todo político.

Kátia Abreu

A senadora Kátia Abreu (PP) já afirmou que é candidata à 3ª reeleição consecutiva ao Senado. Após sofrer algumas derrotas, como na eleição suplementar ao Governo do Estado e mais recentemente na disputa pela vaga de ministra do Tribunal de Contas da União (TCU), a senadora deve ter um desafio ainda maior pela frente.

Por outro lado, o grupo de Kátia demostrou força nas últimas eleições ao Senado ao garantir a vitória de seu filho, o senador Irajá Abreu (PSD). O que muitos achavam pouco provável à época. Com dois votos no Senado, a família Abreu tem forte influência no que diz respeito aos interesses do estado em Brasília. Outro ponto positivo que pode ser explorado na corrida à reeleição é o apoio de prefeitos de várias regiões do estado, para onde mãe e filho têm destinado muitos recursos.

Além disso, a ascensão de Wanderlei Barbosa ao posto de chefe do Governo do Estado pode ter sido um ponto positivo para a senadora, que tratou de estreitar os laços com o Palácio Araguaia, cuja relação vinha estremecida com governador afastado Mauro Carlesse (PSL).

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2022 AF Notícias. Todos os direitos reservados.