Saúde

Doses da vacina bivalente contra a Covid começam a chegar nos 139 municípios do Tocantins

São mais de 120 mil doses. Campanha começa no dia 27 de fevereiro.

Por Redação 556
Comentários (0)

23/02/2023 17h20 - Atualizado há 1 ano
Frasco da vacina pode imunizar até seis pessoas

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) iniciou na quinta-feira (23) a distribuição das doses de reforço bivalente contra a covid-19, para os 139 municípios tocantinenses. A aplicação do imunobiológico da Pfizer/Comirnaty começará na próxima segunda-feira (27), conforme o calendário de cada município.

Para a primeira fase da campanha, o Ministério da Saúde (MS) enviou mais de 120 mil doses para o Estado, para os seguintes públicos-alvo:

- Pessoas de 70 anos e mais;

- Pessoas vivendo em situação de longa permanência a partir de 12 anos e seus trabalhadores;

- Pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos de idade;

- Indígenas e quilombolas a partir de 12 anos;

- Pessoas de 60 a 69 anos;

- Gestantes e puérperas;

- Trabalhadores da saúde;

- Pessoas com deficiência permanente a partir de 12 anos;

- População privada de liberdade a partir dos 18 anos;

- Adolescentes cumprindo medidas socioeducativas menores de 18 anos e servidores.

Para que a aplicação seja feita da forma correta, a SES-TO promoveu, na última semana, uma capacitação, com os profissionais de imunização, orientando sobre a dosagem certa; esquema de vacinação; registro do paciente e aplicação do imunizante nos públicos-alvo.

"O Ministério da Saúde estabeleceu regras sobre a vacinação, mas a orientação que nós da SES damos é os municípios não percam as vacinas e aperfeiçoem sempre que possível à ida desse pacientes, para que assim, mais pessoas sejam vacinadas em todo o Estado”, afirmou a gerente de Imunização da SES-TO, Diandra Sena.

Aos pacientes, Diandra disse que “é importante que esse público-alvo procure a unidade de vacinação, pois essa dose irá fechar o esquema e garantir a proteção completa contra a covid-19”.

"As doze mil doses retiradas nesta quinta-feira (23) irão nos ajudar a dar início à campanha na segunda-feira, tendo como públicos-alvo as UBS, idosos assistenciados e zonas rurais”, afirmou a secretária de saúde de Araguaína, Ana Paula Abadia.

O secretário de Saúde de Colmeia, Vinicio Martins, disse que “a chegada das doses permite ao município uma vacinação ampliada, sendo o planejamento inicial a vacinação do maior número possível de pessoas do público-alvo por meio do agendamento”.

Portal Integra Tocantins

Pra facilitar o acesso da população aos dados de imunização da dose de reforço bivalente, a SES-TO irá publicar a partir da próxima terça-feira (28), no Portal Integra os dados da dose monivalente e bivalente.

Imunização no Tocantins

Desde o início da imunização contra a Covid-19, em janeiro de 2021, o Tocantins já recebeu 3.554.043 doses, destas 2.803.351 foram aplicadas.

Vacina bivalente

A vacina bivalente tem este nome porque ela recebe um componente da cepa original do vírus (aquela de Wuhan) e mais um componente da variante ômicron. Por isso o nome “bivalente”.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.