Crise na capital

Em Barcelona, Cinthia enfrenta críticas por mais um dia de caos no transporte público de Palmas

Atrasos e ônibus superlotados são as principais reclamações.

Por Conteúdo AF Notícias 2.352
Comentários (0)

07/11/2023 15h43 - Atualizado há 6 meses
Pontos de ônibus ficaram lotados mais uma vez nesta segunda-feira, dia 6

O transporte público da capital viveu mais um dia de caos nesta segunda-feira (6/11), enquanto a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) viaja à Espanha, onde participa de eventos e reuniões em Barcelona.

Nas ruas da capital e redes sociais, os cidadãos expressaram diversas críticas ao sistema de transporte público. Com as estações lotadas, as reclamações sobre atrasos e falta de eficiência foram intensificadas neste início de semana. Um internauta desabafou, afirmando que esperou por mais de uma hora no ponto de ônibus, enquanto em outras ocasiões os coletivos passavam em intervalos de meia hora.

“Sinceramente quem depende de ônibus nessa cidade, aos olhos da prefeitura você é ninguém. Mais de 1h no ponto esperando o coletivo passar que antigamente passava em meia hora”, disse um internauta.

As críticas não se limitaram apenas à eficiência do serviço, mas também ao processo de gestão adotado pela prefeitura. Outro internauta questionou a abordagem da administração municipal. "A prefeita fez tudo errado no processo. A ideia de um serviço público conduzido pela esfera pública está correta, mas a forma foi totalmente errônea e estabanada. Sem preparo, sem cuidado e sem estabilidade", comentou outro internauta, refletindo as preocupações da comunidade local.

Em meio a essas críticas, uma internauta questionou a prefeita diretamente, perguntando se o transporte público utilizado por ela na Espanha funcionava, contrastando com a situação em Palmas. “Prefs, foi de ônibus do hotel até o evento? Aí funciona? Pq aqui em Palmas não tá funcionando. Um beijo, minha querida (sic)”, disse em resposta a uma postagem de Cinthia.

A prefeita Cinthia Ribeiro lidera a delegação da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) em uma série de eventos em Barcelona, Espanha. No dia 6 de novembro, Cinthia participou de uma agenda com empresários catalães no evento "Oportunidades para investir no Brasil". Nos dias 7 e 8 a delegação estará dedicada às atividades da Smart City Expo World Congress.

O QUE DIZ A PREFEITURA?

Questionada sobre os problemas citados, a Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP) informou que, para atender às necessidades urgentes de renovação e ampliação da frota, enquanto a licitação para contratação dos novos ônibus está sendo concluída, foi publicado o Edital N° 1/2023, de chamamento público, para credenciamento de empresas, visando à locação de até 100 ônibus seminovos para atender o sistema de transporte público urbano da Capital.

O credenciamento está em fase de homologação, e a previsão é de que as primeiras unidades dos veículos cheguem ainda neste mês.

“Atualmente, a Agência está na fase conclusiva da pesquisa para o processo de licitação de ônibus novos. À medida que os novos ônibus forem entregues, os veículos mais antigos da frota serão progressivamente retirados de circulação, visando à formação de uma frota composta integralmente por ônibus mais recentes. A ATCP conta com uma frota de 189 veículos”, afirmou em nota.

Além disso, a Prefeitura de Palmas afirmou que a frota atual passa por manutenção periódica para atender as necessidades dos usuários, juntamente com a contratação de novos motoristas, com o intuito de aprimorar significativamente o sistema.

Por fim, a prefeitura afirmou que já foi homologado o processo licitatório, que prevê a implantação de 500 abrigos de pontos ônibus em toda a Capital, reforma dos pontos já existentes e instalação dos novos. Tão logo as obras serão iniciadas.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.