Tocantins

Em nova fase, projeto da Loteria Estadual será debatido em audiência pública antes de licitação

Objetivo é colher contribuições da sociedade civil para seu aprimoramento.

Por Redação
Comentários (0)

31/01/2023 08h40 - Atualizado há 1 ano
Nas próximas semanas a minuta do edital de licitação da loteria estadual seja disponibilizada para

A Secretaria de Parcerias e Investimentos (SPI) apresentou nesta segunda-feira (30/01) ao Conselho de Parcerias e Investimentos do Estado do Tocantins (CPPI-Tocantins) os avanços no cronograma do projeto de implantação da Loteria Estadual e deliberou sobre os próximos passos, autorizando a fase de diálogo público. A expectativa é que, nas próximas semanas, a minuta do edital de licitação seja disponibilizada para consulta pública.

No último dia 12 de janeiro, o governador Wanderlei Barbosa sancionou a Lei n° 4.136/2023, que autoriza o Estado a explorar o serviço público de loterias, sob regime de concessão.

“Em um nível de governança, nós entendemos que o projeto, relacionado à parte técnica, é robusto; da parte jurídica, é seguro; e da parte econômico-financeira, é viável”, comentou o secretário José Humberto, durante a apresentação da projeção de dados conforme estudo de viabilidade e modelagem.

Loteria Estadual

O projeto para a exploração do serviço lotérico no Estado visa gerar mais empregos, promover projetos sociais e atrair mais investimentos e recursos para o Estado, sem a necessidade de aumentar impostos. Os estudos de viabilidade e modelagem já foram finalizados e a próxima etapa é submetê-los à consulta e à audiência pública, com o objetivo de colher contribuições da sociedade civil para seu aprimoramento.

Ao todo, o projeto prevê a criação, a distribuição e a comercialização de produtos lotéricos, de forma física e on-line, em todo o território do Estado, com a obrigação de estar presente com, pelo menos, uma Casa Lotérica em todos os 139 municípios.

Após a fase de diálogo público, o projeto será encaminhado para a fase de licitação pública por meio de concorrência. O critério de julgamento considerará como melhor proposta o maior valor da outorga fixa. O parceiro privado irá operar em regime de exclusividade devendo captar e implantar pontos de venda físico e on-line; executar ações de comunicação e publicidade para divulgação da Loteria do Estado do Tocantins; dentre outras atividades típicas do operador lotérico.

Demais projetos

A reunião também tratou, de forma mais resumida, dos demais projetos.  Em relação às miniusinas de energia fotovoltaica solar, o secretário José Humberto lembrou que a versão final do projeto foi enviada ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) e à, então, Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf) em novembro de 2022.

Sobre a construção do câmpus da Unitins em Augustinópolis, no dia 6 de janeiro deste ano, foi autorizada a Manifestação de Interesse Privado (MIP) e, no último dia 19, começaram as reuniões quinzenais para estudo de viabilidade e modelagem.

A construção da Marina Estadual também foi citada, reforçando sua importância para o movimento econômico e turístico na Capital.

Outra pauta de grande relevância social é a construção do Hospital da Mulher e Maternidade Dona Regina (HMDR). Em relação a esta pauta, o secretário José Humberto destacou que, na última sexta-feira, 27, houve a publicação do decreto que destina área de construção para unidade hospitalar e projeta, para junho deste ano, a abertura para diálogo público.

O CPPI-Tocantins é formado pelas secretarias de Parcerias e Investimentos (SPI); da Fazenda (Sefaz); do Planejamento; e da Indústria, Comércio e Serviços (Sics); pelas Agências de Transporte, Obras e Infraestrutura (Ageto) e de Fomento do Estado (Fomento Tocantins); e, por fim, pela Procuradoria-Geral do Estado.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.