Covid-19

Em Palmas, jovens que estiveram na Itália são monitoradas por suspeita do novo coronavírus

As jovens já presentam melhoras dos sintomas e estão em isolamento domiciliar.

Por Redação 1.175
Comentários (0)

13/03/2020 07h21 - Atualizado há 4 anos
As jovens estiveram em viagem pela Europa entre os dias 17 de fevereiro e 2 de março

Duas mulheres de 26 e 22 anos estão sendo monitoradas em Palmas por suspeita de terem contraído o novo coronavírus (covid-19). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), as duas estiveram recentemente em viagem pela Europa, inclusive passando pela Itália, um dos principais epicentros da doença fora da Ásia.

Histórico

Elas desembarcaram em Palmas no último dia 4 de março e logo em seguida começaram a sentir os sintomas da doença (febre, dificuldade para respirar e produção de secreção nasal).

As jovens procuraram atendimento médico na Unidade de Pronto Atendimento Norte (UPA) na capital, onde foi colhido material genético para a realização de exames que possam confirmar ou descartar a suspeita.

Isolamento Domiciliar

De acordo com o protocolo do Ministério da Saúde, as duas foram aconselhadas a ficar em isolamento domiciliar, uma vez que apresentaram melhora significativa dos sintomas.

Casos só são oficialmente reconhecidos como suspeitos após confirmação do Ministério da Saúde, o que ainda não ocorreu. Elas continuarão sendo monitoradas até a chegada do resultado final dos exames.

Protocolo

A Secretaria de Saúde orienta que as pessoas só procurem os serviços de saúde se viajarem para outros continentes e chegarem com sintomas da doença. A Diretora de Vigilância em Saúde da Semus, Marta Malheiros, disse que não há necessidade de ir às unidades de saúde caso a pessoa tenha apenas viajado para o exterior, mas não apresente sintomas.

Precauções

Nesta quinta-feira (12), o Governo do Tocantins reuniu assessores e secretários de Estado para discutir e preparar a implementação de um Comitê de Crise para prevenção do vírus Covid-19, popularmente conhecido como novo coronavírus.

O Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO) decidiu suspender os eventos que aconteceriam nos dias 16, 17 e 24 de março nas cidades de Palmas e Porto Nacional.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.