Em 2020

Empresa retira mais de 700 toneladas de lixo da rede de esgoto em Palmas só em 1 ano

Fraldas, sacolas plásticas e fio dental são exemplos de lixo descartados de forma incorreta.

Por Redação
Comentários (0)

20/01/2021 14h11 - Atualizado há 3 anos
Em Palmas, existe uma rotina de limpeza preventiva

A BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de saneamento em 47 municípios do estado do Tocantins, alerta para a importância da utilização correta do sistema de esgoto para evitar casos de vazamentos durante a temporada de chuvas. 

Em Palmas, existe uma rotina de limpeza preventiva do sistema de esgotamento sanitário, em que diariamente são realizadas lavagens e desobstruções das redes e estações elevatórias. No ano passado, a concessionária realizou limpezas preventivas em diversos pontos da capital. 

Em 2020 as limpezas resultaram na retirada de mais de 710 toneladas de lixo das redes coletoras de esgoto. O número aumentou comparado a 2019, em que aproximadamente 526 toneladas de lixo foram retiradas e direcionadas para o aterro sanitário municipal. 

Fraldas, sacolas plásticas, fio dental, papel higiênico, tampas de garrafa pet, cabelo e absorventes, são exemplos de lixo que são descartados de forma incorreta no sistema de esgoto e que contribuem para o entupimento e vazamento das redes coletoras. 

No período chuvoso, esse problema se acentua e o risco de vazamentos é maior por conta das ligações irregulares, que direcionam, de forma incorreta, a água de chuva para as redeS de esgoto. Essa conexão é responsável pelo retorno de esgoto para dentro de casa e até o rompimento das redes. A água de calhas e ralos externos deve ser direcionada para o sistema de drenagem urbana, por meio das galerias pluviais. 

O engenheiro da concessionária, Paulo Nunes, explica que a conscientização da população é fundamental para driblar o aumento desse número. “O lixo descartado em ralos e pias gera transtornos e problemas para o sistema de coleta de esgoto. O entupimento dessas redes coloca em risco o meio ambiente e o bem estar da população”, explica Paulo. 

A BRK Ambiental alerta para que os clientes entrem em contato caso notem vazamentos no sistema de esgoto. O contato pode ser feito gratuitamente pelo telefone 0800 6440 195. As equipes da concessionária trabalham 24 horas por dia na manutenção das redes.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.