Luto

Empresário renomado no Tocantins, Osvaldo Stival morre aos 92 anos e deixa legado histórico

Em 1980, ele iniciou suas atividades de agropecuarista e industrial no antigo norte de Goiás.

Por Redação 840
Comentários (0)

08/01/2024 08h23 - Atualizado há 3 meses
Oswaldo Stival faleceu em Goiânia (GO).

Empresário e agropecuarista pioneiro no Tocantins, Osvaldo Stival faleceu neste domingo (7), em Goiânia, aos 92 anos. Vários políticos e outras autoridades divulgaram notas de pesar lamentando a perda. Ele deixa 5 filhos, 14 netos e 27 bisnetos.

Oswaldo nasceu em Nova Veneza no dia 31 de maio de 1931, segundo filho de João Batista Stival e Geralda Dias Campos Stival, neto de João Stival (Giovanni), o italiano líder da família que primeiro chegou em Goiás e fundou a cidade.

Começou muito cedo a trabalhar com agronegócio e prosperou como poucos no ramo de cria, recria e engorda de bovinos, além de, por décadas, ter sido uma das maiores referências no beneficiamento de cereais no estado de Goiás. Pioneiro na implantação do sistema de confinamento de bovinos de corte e na indústria da carne.

Recentemente, Oswaldo Stival foi homenageado pela Assembleia Legislativa com o título de Cidadão Tocantinense, pelos relevantes serviços prestados à comunidade tocantinense, comprometimento ímpar e por contribuir incansavelmente para o desenvolvimento socioeconômico do Estado. Na cerimônia também foi entregue oficialmente a Oswaldo Stival a Comenda Ordem do Mérito do Tocantins, grau de comendador, outorgada pelo saudoso ex-governador do Estado, José Wilson Siqueira Campos.

Torcedor apaixonado do Atlético Goianiense, Oswaldo Stival foi homenageado em 2023 pelo clube em que é conselheiro desde 1960. Na homenagem, Oswaldo recebeu a camisa usada na semifinal da Copa Sul-Americana, quando o Dragão venceu o São Paulo, por 3 a 1, no Estádio Serra Dourada, no dia 1º de setembro de 2022.

Em 1980, Oswaldo Stival iniciou suas atividades de agropecuarista e industrial na região Norte de Goiás, nos municípios de Gurupi e Araguaçu, hoje Sul do Tocantins. No período de 1988 a 1992 foi prefeito do Município de Nova Veneza (GO). No dia 10 de outubro de 1991 foi condecorado com a Ordem do Mérito Consular do Governo de Pernambuco.

No ano de 1995, Oswaldo Stival marcou sua história em Gurupi participando da reabertura do Frigorífico de Gurupi e hoje é cooperado na Cooperativa dos Produtores de Carne e Derivados de Gurupi Tocantins (Cooperfrigu), que atualmente gera cerca de 800 empregos diretos e exporta para mais de 170 países. 

No ano de 2000 foi eleito mais uma vez prefeito do Município de Nova Veneza, Goiás, quando criou o tradicional "Festival Italiano de Gastronomia e Cultura", resgatando a origem italiana do Município. A prefeitura da cidade decretou luto oficial de três dias. 

No dia 17 de março de 2006, Oswaldo Stival foi condecorado com a Ordem do Mérito Anhanguera do Governo de Goiás e no dia 31 de maio de 2012 recebeu a Condecoração, pelo Governo Italiano, com a Comenda da Ordem da Estrela da Solidariedade pelas mãos do Embaixador da Itália.

Em sessão solene em 17 de dezembro de 2012 na Câmara de Vereadores de Gurupi, o agropecuarista e industrial Oswaldo Stival foi homenageado com o Título Honorífico de Cidadão Gurupiense. 

NOTAS DE PESAR

Minha solidariedade à família Stival, que neste domingo perdeu seu patriarca Oswaldo Stival, aos 92 anos.

Um empreendedor nato, Oswaldo é um dos onômico da região Sul do Estado, especialmente das cidades de Gurupi e Araguaçu, onde investiu fortemente no ramo da agropecuária e agroindústria, contribuindo também para geração de empregos e de renda. A família hoje é cooperada do grupo Cooperfrigo, que além do desenvolvimento local exporta para mais de 170 países.

Em nome de seus filhos Oswaldo Stival Jr, José João, e Edwaldo Peixoto estendo meus votos de pesar a toda família e amigos.

Deputado Vilmar do Detran

________________________

Foi com imenso pesar que recebi a notícia do falecimento do senhor Oswaldo Stival, 92 anos, patriarca da família Stival, ocorrido neste domingo, 07, em Goiânia (GO).  

Oswaldo Stival foi pioneiro como empresário, agropecuarista e industrial no Tocantins e trabalhou arduamente para o desenvolvimento socioeconômico do estado, contribuindo significativamente com Gurupi e região Sul com relevantes serviços prestados à comunidade, sendo destaque para a geração de emprego e renda. 

Seu Oswaldo deixa e esposa dona Edith Peixoto, os filhos Oswaldo Stival Júnior, José João Stival e Edwaldo Peixoto Stival, diretores do grupo Cooperfrigu, e um grande legado de trabalho e geração de oportunidades ao povo tocantinense. 

Neste momento de profunda tristeza, me solidarizo com todos os familiares e amigos do Seu Oswaldo, e rogo a Deus para que conforte os corações enlutados. 

Josi Nunes | Prefeita de Gurupi

_________________________

Com profundo pesar recebi a notícia do falecimento do patriarca da família Stival, o senhor Oswaldo Stival, de 92 anos, ocorrido neste domingo.

Agropecuarista e político, com uma trajetória inspiradora, Oswaldo Stival contribuiu de forma grandiosa para o desenvolvimento do nosso Tocantins.

Na década de 80 iniciou suas atividades agropecuárias em Gurupi e Araguaçu, foi fundamental para a reabertura do frigorífico de Gurupi, atual Cooperfrigu, cooperativa que gera emprego e renda para muitas famílias, além do trabalho social que realiza. Oswaldo Stival também foi prefeito de Nova Veneza (GO) por dois mandatos.

Ao longo de sua história recebeu diversas e merecidas homenagens pelos relevantes serviços prestados à comunidade.

Me solidarizo com os seus familiares, principalmente com o amigo Oswaldo Stival Filho. Neste momento de dor e saudade, rogo ao nosso bom Deus para que conforte o seu coração, de todos os seus familiares e amigos.

Laurez Moreira | Vice-governador 

__________________________

É com profundo pesar que expressamos nossas condolências pelo falecimento do Senhor Oswaldo Stival, aos 92 anos, ocorrido neste domingo, 7.

Agropecuarista e industrial pioneiro no Estado do Tocantins, Dr. Stival deixou um legado notável no desenvolvimento socioeconômico da região. Seu trabalho visionário e confiança no potencial do Tocantins como um Estado promissor resultaram em investimentos que geraram milhares de empregos ao longo dos anos. 

O reconhecimento recente, ao receber o título de cidadão tocantinense em dezembro passado, reflete sua significativa contribuição para a sociedade.

Neste momento de luto, o Secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Humberto Lima, se une à comunidade em homenagem a esse ilustre patriarca e expressa solidariedade aos familiares e amigos do senhor Stival. 

Que sua memória perdure como inspiração para as gerações futuras.

____________________________

Manifesto meu profundo pesar pelo falecimento do empresário de Gurupi, Oswaldo Stival, ocorrido neste domingo, dia 07, em Goiânia.

Pioneiro no Tocantins, Oswaldo veio para o estado ainda na década de 80, para trabalhar com as atividades agropecuárias e industriais nas cidades de Gurupi e Araguaçu.

Ele era um cidadão dedicado às causas sociais, um homem exemplar, cujas relevantes iniciativas geraram renda e empregos para a comunidade da região, contribuindo significativamente para o desenvolvimento social e econômico do Tocantins.

Neste momento de luto e sofrimento, manifestamos meus sentimentos e minha solidariedade aos familiares e amigos enlutados pela perda. Que Deus conforte o coração de todos.

Valdemar Júnior | Deputado Estadual

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.