Saúde

Diretor do HRA e equipe do Beneficência Portuguesa visitam obras do Hospital Geral de Araguaína

Objetivo foi conhecer a estrutura e se pensar o fluxo de pacientes.

Por Redação 647
Comentários (0)

11/04/2023 14h43 - Atualizado há 1 ano
Equipes durante a visita

A diretoria do Hospital Regional de Araguaína (HRA) e uma equipe do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo visitaram as obras do novo Hospital Geral de Araguaína (HGA), no Jardim dos Ipês, nesta terça-feira (11/4).

O objetivo foi conhecer a estrutura e avaliar o fluxo de pacientes no futuro, com base no projeto Leans, nas emergências e no pronto-socorro que terá capacidade para atender 150 pessoas por dia.

Durante a visita, o diretor geral do HRA, Claudivan de Abreu, destacou o empenho da gestão estadual para a conclusão do novo hospital. "O governador Wanderlei Barbosa e o secretário Afonso Piva têm dado prioridade à construção do HGA e isso é importante, pois tem dado agilidade no processo de promoção de uma saúde melhor para a população do Tocantins”, disse.

Realizando visitas quinzenais, desde fevereiro deste ano, com o projeto Lean nas emergências, o médico Flávio Nogueira, do Hospital Beneficência Portuguesa, destacou a necessidade de se pensar no fluxo dentro de uma unidade hospitalar. “É preciso que atenda as necessidades técnicas, com uma distribuição de espaços de movimentação e que cumpra as determinações técnicas de espaçamento entre leitos”, afirmou.

Ainda segundo o especialista, “é extremamente importante que seja feita uma programação antecipada, para que a nova unidade possa comportar a realidade do momento, mas também que esteja preparada para o futuro. Então, além de ter a capacidade de expansão, ter a capacidade de cumprir as determinações técnicas, para que no futuro, quando for atender uma população maior, consigamos comportar esse crescimento, sem gerar a superlotação”.

O engenheiro da construtora responsável pela obra, Mauro Gouveira, informou que “a parte estrutural está 80% construída com previsão de entrega até outubro deste ano e a obra como um todo, com acabamentos e outras especificações, em torno de 46% de execução. Para atender os prazos acordados entre a empresa e o Governo do Tocantins, temos 290 funcionários diretos e em torno de 310 indiretos”.

O HGA

Quando estiver concluído, o HGA contará com 400 leitos e será referência para casos de alta complexidade na região norte do Tocantins e para as cidades do Bico do Papagaio, bem como dos estados do Pará e do Maranhão.

O projeto prevê 120 leitos para clínica médica, 87 para cirurgia, 70 para ortopedia, 11 para psiquiatria, dois para obstetrícia, dois para pediatria, 28 para especialidades diversas, 60 para Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e 20 para Unidades de Cuidado Intermediário.

A unidade ainda deve contar com pronto-socorro com capacidade para atender 150 pessoas por dia, setores de oncologia, de diálise, laboratórios e a área administrativa.

O projeto Lean

O projeto Lean nas emergências é um projeto do Ministério da Saúde (MS), que está sendo aplicado em vários hospitais do Brasil, inclusive no HRA, com o objetivo principal de reduzir as superlotações nas urgências e emergências.

Obras seguem em ritmo acelerado

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.