Sul do Estado

Escorpião mais venenoso da América do Sul é encontrado em Gurupi; Saúde faz recomendações

Não é a primeira vez que o Tityus serralatus é encontrado em Gurupi.

Por Redação 1.185
Comentários (0)

12/12/2022 10h33 - Atualizado há 1 ano
Não é a primeira vez que o Tityus serralatus é encontrado em Gurupi.

Dois espécimes do escorpião Tityus serrulatus (escorpião amarelo), um adulto e um filhote, foram encontrados em Gurupi, no sul do Estado. A espécie é considerada uma das mais perigosas da América do Sul.

Em 23 de novembro, um morador do centro da cidade acionou os Agentes de Combate de Endemias (ACE) após capturar os escorpiões. Imediatamente, uma equipe se deslocou até o local para receber os escorpiões que foram encaminhados ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

Os dois espécimes foram repassados ao Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen) para análise laboratorial e confirmação da espécie. O resultado da análise foi recebido pela Coordenação de Endemias na última quarta-feira (7), com avaliação positiva para a espécie Tityus serrulatus.

“Esta é uma das espécies mais importantes do ponto de vista de saúde pública, pois é uma das mais peçonhentas, e nos preocupa porque se trata do mais venenoso da América do Sul. Por isso, recomendamos cuidado no manuseio de produtos, frutas e verduras, no quintal, na horta, ao mexer em entulhos, tijolos e pedras. Também dentro de casa, ao mexer em móveis”, alertou o secretário municipal de Saúde de Gurupi, Sinvaldo Moraes.

Segundo o coordenador de Combate à Endemias do Município, Edson Cardoso, o ideal é que os moradores eliminem os abrigos para escorpião, como entulhos de obras e outros esconderijos e façam o possível para eliminar as presas (alimentos deles), como baratas.

“É conveniente lembrar que não há nenhum veneno que funcione contra ele. Há o mito de que as galinhas são suas predadoras naturais, mas é muito pouco efetivo, pois aumenta a probabilidade de transmissão de calazar”, pontuou Edson, destacando ainda que o risco de acidentes fatais acomete, principalmente, idosos e crianças. Para Edson, ambientes limpos e a eliminação de insetos que possam servir de alimento para os escorpiões é fundamental.

Atendimento Saúde

O quadro clínico do envenenamento pode variar, pois depende de diversos fatores como: a espécie do escorpião, a quantidade de veneno inoculado, a idade e a massa corpórea da vítima, sendo crianças e idosos, o grupo mais vulnerável. A velocidade de ação do veneno varia de pessoa para pessoa, mas a vítima pode morrer duas horas depois de picada.

A recomendação, em caso de ferroada, é procurar a UPA-24h ou o hospital mais próximo. Orienta-se também, limpar o local da picada com água e sabão, desde que não atrase a ida da pessoa ao atendimento médico. Não se deve fazer torniquete, aplicar qualquer substância no ponto da picada nem fechar com curativo, para não favorecer infecções.

Em caso de identificar a presença de escorpiões, o recomendado é acionar a equipe de Agentes de Combate às Endemias pelo telefone (63) 3313-3631, ou o CCZ (63) 3315-0098.

Escorpião Tityus serrulatus ou escorpião amarelo

Não é a primeira vez que o Tityus serralatus é encontrado em Gurupi. Em 2021 também foi registrada sua presença no município. Essa espécie se adapta ao ambiente urbano, vivendo no interior de instalações elétricas, galerias de esgoto, águas pluviais e bueiros.

Onde tem barata, geralmente, tem escorpião. “Baratas são um dos alimentos preferidos dos escorpiões”, segundo Edson. Algumas condições propiciam a proliferação dos escorpiões, como a ausência de predadores naturais, abrigo, alimento abundante (principalmente baratas) e água disponível, aliado ao fato de serem partenogenéticos, reproduzindo-se mais rapidamente que as espécies sexuadas, contribuem com o aumento do número de indivíduos e, consequentemente, com a possibilidade de haver acidentes com humanos.

(Por Nicéia Menegon)

Escorpião capturado pelo morador de Gurupi

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.