Tocantins

Ex-prefeito de Porto Nacional é condenado por ceder espaços públicos a empresas sem licitação

A sentença determina a perda da função pública de Otoniel e a suspensão dos seus direitos políticos pelo prazo de cinco anos.

Por Redação 620
Comentários (0)

23/08/2019 08h17 - Atualizado há 4 anos
Otoniel Andrade Costa, ex-prefeito de Porto Nacional

Em decisão proferida nesta quinta-feira (22), o juiz José Maria Lima condenou o ex-prefeito de Porto Nacional, Otoniel Andrade Costa, por conceder espaços públicos para empresas e terceiros sem autorização da Câmara Municipal e sem realização de licitações por duas vezes.

A sentença determina a perda da função pública de Otoniel e a suspensão dos seus direitos políticos pelo prazo de cinco anos.

Além disso, o ex-prefeito também ficou proibido pelos próximos cinco anos de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário.

Conforme o processo judicial, o ex-prefeito já havia sido condenado em agosto de 2016 após conceder um termo de permissão para o uso de bem público a uma empresa para a administração e exploração econômica do campo de futebol, que foi construído em um espaço público, na Avenida Beira Rio.

Mas mesmo diante da condenação, segundo a ação judicial ajuizada pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO), o ex-prefeito novamente permitiu a exploração, por prazo indeterminado e sem contrapartida financeira expressa, de um imóvel público localizado na Praça Luiz Leite, situada na Avenida Luiz Leite.

Ao analisar a ação, José Maria Lima, titular da 2ª Vara Cível de Porto Nacional, lembrou que a prévia licitação para a contratação de serviço pela administração é exigência imposta na Constituição Federal e na Lei 8.666/93 e que “visa não só a obtenção da proposta mais vantajosa, mas também conferir tratamento isonômico àqueles que atuam no ramo do serviço almejado”.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.