Carmolândia

Ex-prefeito é denunciado à justiça por contratar servidores via 'apadrinhamento'

O ex-prefeito ignorou recomendação para realizar concurso e fez as contratações irregulares.

Por Agnaldo Araujo 1.496
Comentários (0)

12/12/2018 10h11 - Atualizado há 5 anos
Ex-prefeito Sebastião de Góis Barros

O ex-prefeito de Carmolândia, Sebastião de Góis Barros, foi denunciado à justiça por contratar 39 servidores temporários sem concurso público durante os anos de 2013 e 2016. Se condenado, ele pode ter os direitos políticos suspensos pelo prazo de 5 a 8 anos.

A denúncia foi apresentada pelo promotor de justiça Tarso Rizo Oliveira Ribeiro, da 6ª Promotoria de Justiça de Araguaína.

Consta na denúncia que o Ministério Público Estadual chegou a expedir recomendação ao ex-gestor para a realização de concurso público. No entanto, ele não só deixou de acatar a orientação como também realizou as contratações irregulares.

Os servidores contratados foram: 03 motoristas; 02 psicólogos; 17 assessores diretos de administração; 03 vigilantes; 03 auxiliares de serviços gerais; 01 auxiliar administrativo; 06 professores; 01 agente comunitário de saúde; 01 merendeira; 01 presidente da comissão de licitação e 01 diretor de departamento.

Todos eles foram distribuídos entre as Secretarias de Administração, Assistência Social, Educação, Infraestrutura e Saúde.

Para realizar as contratações, o prefeito encaminhou um Projeto de Lei à Câmara Municipal, que foi devidamente aprovado pelos vereadores. No documento havia, inclusive, previsão de contratação acima das efetivamente realizadas.

Na ação judicial, o promotor argumentou que as contratações configuram 'afronta' à Constituição Federal e representam uma ‘transgressão’ aos princípios da legalidade, da eficiência e da moralidade, que regem a administração pública.

Ademais, é notório que tal situação é comum, precipuamente em municípios de pequeno porte, onde há um verdadeiro ‘apadrinhamento’, onde os agentes políticos aproveitam-se de seus cargos para abarrotar o quadro do funcionalismo, colocando em cargos pessoas de livre conveniência do administrador”, disse Tarso Rizo.

OS PEDIDOS

O promotor requereu que a justiça anule os 39 contratos e condene o ex-prefeito a ressarcir integralmente o dano causado, além da perda da função pública eventualmente ocupada e suspensão dos direitos políticos pelo prazo de cinco a oito anos.

Também requereu que Sebastião seja condenado a pagar multa civil de até duas vezes o valor do dano e seja proibido de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de cinco anos.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.