Tocantins

Exame aponta vírus da Influenza A em alemão internado no Tocantins, mas não descarta coronavírus

O paciente continua internado no Hospital de Regional de Porto Nacional.

Por Redação 1.040
Comentários (0)

03/02/2020 07h58 - Atualizado há 4 anos
Saúde mantém investigação sobre coronavírus

O boletim médico atualizado neste domingo, 2 de fevereiro, aponta que o paciente alemão internado no Hospital Regional de Porto Nacional (TO) está evoluindo bem, estável e sem alterações ao exame clínico. 

O primeiro resultado de exame liberado na tarde de domingo pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (LACEN) identificou a presença do Vírus da Influenza A. Agora, exames complementares estão sendo realizados para a identificação do subtipo da Influenza. 

Conforme a Secretaria de Estado da Saúde, este resultado não interfere na continuidade da investigação sobre a suspeita de coronavírus, que depende da análise realizada em laboratório de referência (Fundação Oswaldo Cruz/Fiocruz-RJ) indicado pelo Ministério da Saúde (MS), conforme protocolo estabelecido. 

O paciente continua sendo assistido pela equipe do Hospital de Regional de Porto Nacional (HRPN), recebendo os cuidados necessários para o quadro de Síndrome Respiratória Aguda. 

ENTENDA

A suspeita de infecção pelo coronavírus (2019-nCoV) está sendo investigada em um cidadão alemão de 33 anos que saiu de Frankfurt (Alemanha), passou por São Paulo e chegou ao Tocantins na última sexta-feira (31).

De acordo com o histórico do paciente, ele teria entrado em contato com asiáticos durante a viagem e teria se sentido mal quando chegou ao estado. Ele foi atendido no Hospital Regional de Porto Nacional com um quadro de síndrome respiratória.

INLFUENZA

Infecção viral aguda do sistema respiratório, de elevada transmissibilidade e distribuição global. Um indivíduo pode contraí-la várias vezes ao longo da vida. Em geral, tem evolução autolimitada, podendo, contudo, apresentar-se de forma grave.

SINAIS E SINTOMAS

Infecção aguda das vias aéreas que cursa com quadro febril (temperatura ≥ 37,8°C), com a curva térmica usualmente declinando após dois ou três dias e normalizando em torno do sexto dia de evolução. A febre geralmente é mais acentuada em crianças. Os demais sinais e sintomas são habitualmente de aparecimento súbito, como:

  • Calafrios
  • Mal-estar
  • Cefaleia
  • Mialgia
  • Dor de garganta
  • Artralgia
  • Prostração
  • Rinorreia
  • Tosse seca

Podem ainda estar presentes:

  • Diarreia
  • Vômito
  • Fadiga
  • Rouquidão
  • Hiperemia conjuntival

É importante notar que nem todas as pessoas com gripe observarão a febre.

Os vírus influenza são transmitidos facilmente por aerossóis produzidos por pessoas infectadas ao tossir ou espirrar. Existem 3 tipos de vírus influenza: A, B e C.

O vírus influenza C causa apenas infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública e não está relacionado com epidemias.

O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias.

Os vírus influenza A são ainda classificados em subtipos de acordo com as proteínas de superfície, hemaglutinina (HA ou H) e neuraminidase (NA ou N).

Dentre os subtipos de vírus influenza A, atualmente os subtipos A(H1N1)pdm09 e A(H3N2) circulam de maneira sazonal e infectam humanos. Alguns vírus influenza A de origem animal também podem infectar humanos causando doença grave, como os vírus A(H5N1), A(H7N9), A(H10N8), A(H3N2v), A(H1N2v) e outros.

Algumas pessoas, como idosos, crianças novas, gestantes e pessoas com alguma comorbidade possuem um risco maior de desenvolver complicações devido à influenza. A vacinação é considerada a intervenção mais importante na redução do impacto da influenza. 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.