Norte do Estado

Famosa Trilha dos Romeiros ganha sinalização com informações turísticas em Aragominas

Sinalização foi viabilizada através de projeto de pesquisa da UFT.

Por Redação 617
Comentários (0)

28/10/2020 15h14 - Atualizado há 3 anos
Placa de sinalização

Um projeto de pesquisa da Universidade Federal do Tocantins (UFT) leva sinalização turística para a Trilha dos Romeiros, principal acesso à área de preservação ambiental Pé do Morro, localizada no Morro da Velha, em Aragominas, norte do Tocantins.

O projeto é denominado ‘Gestão de turismo em áreas naturais’, coordenado pela professora Stephanni Sudré, do curso de gestão de turismo da UFT em Araguaína.

Para a professora, o papel principal da sinalização, além de ajudar a ordenar o turismo, é levar o visitante a percorrer com segurança todos atrativos, aproveitar a experiência do contato com a natureza e reduzir os riscos para a conservação do patrimônio natural e cultural.

A Trilha dos Romeiros recebe anualmente um intenso número de visitantes, especialmente no Dia de Finados, que neste ano terá a programação tradicional com missa campal, peregrinação à igreja do topo do morro, feira de artesanatos e comidas típicas.  

Para o acadêmico Camilo Azevedo, aluno do 5º período de gestão de turismo e voluntário do projeto, a comunidade e a natureza local serão os maiores beneficiados com o projeto. “É gratificante ver saindo do papel a implantação da trilha interpretativa da área de preservação Pé do Morro e ter participado de parte desse processo que beneficia a comunidade”, explicou.

Segundo Vanessa Gomes, egressa do curso de gestão de turismo e membro da Comunidade Quilombola Pé do Morro, todo o levantamento de informações do projeto foi baseado em questionários e pesquisas no local.

Um orgulho de ver esse projeto sendo colocado em prática. Uma felicidade não só minha, mas de toda comunidade de ver essas placas de sinalizações turísticas sendo colocadas, porque o morro é um lugar histórico e sagrado para nossa comunidade, cada avanço é um marco na nossa história. Nos dá mais visibilidade, nos ajuda na organização e contribui com o desenvolvimento turístico da nossa comunidade”, explicou.

Ainda segundo informação dos membros do projeto, a sinalização favorecerá a divulgação de informações turísticas, históricas e da cultural local, trará apoio ao visitante com a localização, detalhes no decorrer da trilha, além da descrição dos atrativos locais, como o mirante, a igreja e o memorial beato Manoel Borges.

Sinalização favorecerá a divulgação de informações turísticas
Placas foram implantadas através de projeto da UFT
Informações em placa

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.