Cobrança

Conclusão da BR-010 no Tocantins beneficia quatro estados; obra está parada há 10 anos

Construção está paralisada há mais de 10 anos.

Por Redação 2.669
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20/04/2022 14h45 - Atualizado há 2 anos
Trecho da BR-010 intransitável.

A BR-010 é motivo de cobranças da população de diversos municípios em favor da continuidade dessa obra federal no Estado do Tocantins que está com sua construção paralisada há mais de dez anos. A rodovia tem uma extensão de 1.959 km, que vai de Brasília a Belém, interligando, no Tocantins, os municípios de Paranã (sul) a Goiatins (norte), por meio de 700 km de asfalto.

De acordo com as lideranças do Movimento Pró-BR-010, a via poderá tirar do atraso comunidades ainda isoladas, e promoverá o desenvolvimento do agronegócio, do turismo e cultura regional, entre outros benefícios.

A rodovia é de extrema relevância para o desenvolvimento dos estados por onde passa – Goiás, Tocantins, Maranhão e Pará – com influência direta no desenvolvimento das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste do país.

Devido a essa importância, os integrantes do Movimento Pró-BR-010 são taxativos em dizer que a conclusão da rodovia é urgente; por isso consideram inadmissível toda essa demora. 

Diante da necessidade de desenvolver a região, é inaceitável a não implementação desta obra tão significativa para o Tocantins e para o país. Ela dará apoio para quem já investe e para aqueles que sonham em investir no Estado”, aponta Elpídio Lopes, um dos coordenadores do Movimento.

Componentes do grupo afirmam não entender a razão de muitos representantes políticos não abraçarem a causa deste empreendimento tão importante para o Estado, contudo reconhecem a colaboração de alguns agentes públicos em determinados movimentos da luta. “Se houvesse o esforço de todos, talvez a obra já seria realidade”, garantem alguns agentes.

SITUAÇÃO ATUAL DA RODOVIA

A atual conjuntura física da BR-010 no Estado do Tocantins apresenta trechos pavimentados, mas separados uns dos outros. Conta com partes precárias, segmentos de cascalhos e outros sem nenhum serviço original.

Apesar de possuir trechos bem conservados, principalmente nos segmentos asfaltados, a precariedade de diversos pontos provoca diariamente diversos transtornos, prejuízos econômicos, desastres, com sequelas físicas e mortes, como o que ocorreu recentemente com um seminarista que foi a óbito devido a um acidente na região de Goiatins.

As ligações da BR entre Silvanópolis a Porto Nacional (T0-050) e de Palmas a Aparecida do Rio Negro (TO-020) são partes bem danificados e esperam a federalização para deixar a condição de estrada estadual e se incorporarem à BR-010, procedimento que deverá trazer melhorias.

Já o segmento da BR-010, que vai de Aparecida do Rio Negro a Goiatins, com grande maioria em cascalho e ladeiras quase intransponíveis, dificulta o transporte de passageiros, insumos e grãos produzidos na região. São assustadoras as ocorrências de caminhões com tais produtos tombados ou encalhados na região.

MUNICÍPIOS BENEFICIADOS

A BR-010 beneficiará de forma direta os municípios de Paranã, Silvanópolis, Natividade, Chapada da Natividade, Arraias, Santa Rosa do Tocantins, Porto Nacional, Monte do Carmo, Palmas, Aparecida do Rio Negro, Rio Sono, Pedro Afonso, Bom Jesus, Santa Maria do Tocantins, Itacajá, Barra do Ouro e Goiatins.

INFLUÊNCIAS

Essa rodovia servirá a importantes polo do agronegócio, como a região de Pedro Afonso e Porto Nacional, e à região central do MATOPIBA como um todo. Na margem direita do rio Tocantins, a BR-010 atenderá o berço da cultura e tradições tocantinenses, como os municípios de Paranã, Arraias, Natividade, Porto Nacional, Itacajá e Goiatins, e será uma importante ligação com as vias que levam ao Parque Estadual do Jalapão.

A BR-010 facilitará o acesso à rota do novo projeto turístico do Governo do Estado, denominado “Avança Turismo Tocantins”, lançado no sudeste tocantinense e também ao projeto turístico denominado de “Rota 010”.

TRECHO COBRADO

O principal trecho solicitado pelo Movimento é o que vai de Aparecida do Rio Negro/TO a Goiatins/TO, com mais de 300 km, entre segmentos pavimentados e sem cobertura asfáltica, o qual segundo o DNIT/TO está esperando a contratação do projeto de engenharia, aquele que antecede a licitação da obra. 

Conforme estudos e análise de viabilidade técnica e econômica do referido trecho, informação do próprio DNIT local, tudo coopera para a autorização de prosseguimento da referida obra.

BR-235

O Movimento Pró-BR-010 é coirmão do movimento que defende a BR-235, a qual passa no Estado pelos municípios de Lizarda, Centenário, Pedro Afonso, Tupirama, Guaraí, Colmeia, Goianorte e Araguacema. A BR-235 é uma rodovia transversal brasileira que liga Aracaju ao Campo de Provas Brigadeiro Velloso, em Novo Progresso, no Pará, passando pelos estados de Sergipe, Pernambuco, Bahia, Piauí, Maranhão, Tocantins, além do PA.

Sem pavimentação, rodovia provoca vários acidentes, alguns com vítimas fatais.

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