Tempo seco, ventos fortes e altas temperaturas ajudam o fogo a se alastrar.
Notícias do Tocantins - As equipes de bombeiros, brigadistas e voluntários continuam trabalhando intensamente para controlar o fogo que está devastando propriedades rurais na zona rural de Araguanã, norte do estado. Na noite desta segunda-feira (2/9), as chamas estavam tão altas que poderiam ser vistas de longe.
O Corpo de Bombeiros disse que foi acionado para apoiar a brigada da cidade no combate aos incêndios florestais e equipes estão na região desde o último domingo, 1º de setembro. Uma equipe do 2° Batalhão de Araguaína foi enviada para coordenar as operações com militares e brigadistas, além do envio de um caminhão Auto-Tanque para abastecer os caminhões pipa. Nesta segunda-feira, a equipe continuou o trabalho com o apoio da brigada local e fazendeiros da região.
O clima não tem ajudado muito no combate ao incêndio, pois o tempo seco e o vento forte favorece a propagação rápida das chamas, além do difícil acesso a alguns pontos, fazendo com que o incêndio siga incontrolável. Há quatro dias o fogo queima pastagens e, até o momento, cinco fazendas já foram atingidas.
O presidente do Sindicato Rural de Araguaína, Wagner Borges, informou que aviões agrícolas também estão ajudando no combate ao incêndio, nos locais próximos à serra, para evitar que as chamas cheguem nela e o trabalho fique ainda mais difícil.
No Bico do Papagaio
O município de São Miguel, no extremo norte do estado, também sofre com queimadas na região. Bombeiros e defesa civil combatem um incêndio que começou no sábado (31/8). O fogo já atingiu dois povoados
O incêndio se alastrou rapidamente pela vegetação e atingiu casas nos povoados de Imbiral e Sete Barracas, destruindo algumas residências. No domingo (1º), ainda havia focos de incêndio na região, o que mobilizou as autoridades para continuar o combate às chamas e prestar assistência às famílias afetadas.
Segundo a Prefeitura de São Miguel, todos os esforços foram direcionados para conter o incêndio e apoiar os moradores. O Corpo de Bombeiros de Araguatins foi acionado para auxiliar no controle do fogo, enquanto a Defesa Civil, bombeiros e carros-pipa foram mobilizados para o local. Além disso, ambulâncias e equipes de saúde estavam prontas para prestar socorro aos envolvidos.