Curiosidades

Curiosidades surpreendentes: descobertas incríveis e mistérios revelados. Explore o fascinante mundo das curiosidades!

Astronomia

NASA emite alerta para aproximação do asteroide 2024 ON, que passará próximo à Terra

Por Nicole Almeida
Comentários (0)

17/09/2024 10h31 - Atualizado há 1 hora
NASA emite alerta para a aproximação de asteroide 2024 ON próximo à Terra

A NASA emitiu um comunicado alertando para a passagem do asteroide 2024 ON, que ocorrerá nesta terça-feira, 17 de setembro. Esse corpo celeste passará a uma distância de menos de 1.000 quilômetros da Terra, proporcionando um evento astronômico raro. A agência espacial norte-americana assegura que, apesar de sua proximidade, o asteroide não representa risco de colisão.

O que sabemos sobre o asteroide 2024 ON

Com um diâmetro estimado de 290 metros, o 2024 ON é significativamente maior do que a maioria dos asteroides que costumam se aproximar da Terra, superando 99% dos objetos espaciais de sua categoria. Ele viaja a uma velocidade impressionante de 40.000 km/h e, embora tenha passado por essa mesma região em 2013, sua próxima aproximação só ocorrerá em 2035.

A NASA, através do Jet Propulsion Laboratory, informou que o 2024 ON está em uma trajetória que não oferece qualquer perigo ao nosso planeta. Ainda assim, a sua proximidade gera grande interesse entre astrônomos e entusiastas, que poderão observar o fenômeno com a ajuda de telescópios.

Impacto do evento para a astronomia e o público

Eventos como a aproximação do asteroide 2024 ON são importantes para a comunidade científica, pois oferecem uma oportunidade para estudar mais de perto esses corpos rochosos e aprimorar nossas técnicas de monitoramento espacial. Para o público em geral, esse tipo de evento pode despertar maior interesse pela astronomia, principalmente devido à raridade de sua ocorrência.

Além da passagem do asteroide, a noite de 17 de setembro também será marcada por outros fenômenos astronômicos notáveis, como uma Superlua e um eclipse lunar parcial, que prometem tornar o céu ainda mais fascinante.

A raridade e segurança do asteroide 2024 ON

Apesar de seu tamanho e proximidade, o 2024 ON não oferece perigo à Terra. A NASA reforça que eventos como esse são monitorados continuamente, e as chances de um asteroide de grandes proporções atingir o nosso planeta são extremamente baixas. Embora preocupações com objetos espaciais sejam legítimas, as agências espaciais possuem tecnologias avançadas para prever e agir em caso de ameaças reais.

A última vez que um asteroide com dimensões significativas chegou tão próximo da Terra foi em 2013, o que torna o evento de 2024 ON ainda mais relevante. A próxima aproximação semelhante ocorrerá apenas em 2035, destacando a raridade deste fenômeno.

A Terra está em risco com asteroides?

Embora a NASA tenha garantido que o asteroide 2024 ON não representa ameaça, o aumento da conscientização sobre a existência de grandes corpos celestes em nossa vizinhança espacial pode gerar questionamentos. Será que estamos prontos para lidar com uma possível ameaça real no futuro? O constante monitoramento e os avanços tecnológicos em defesa planetária nos dão certa tranquilidade, mas eventos como este nos lembram que o espaço é um ambiente dinâmico e cheio de incertezas.

Conclusão

A aproximação do asteroide 2024 ON será um evento astronômico raro e fascinante para observar. Apesar de sua proximidade, a NASA tranquiliza que não há risco para a Terra. Além disso, a noite de 17 de setembro será especial, com a presença de uma Superlua e um eclipse lunar parcial, proporcionando aos entusiastas da astronomia uma experiência única.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.