Governo apresenta proposta de alteração da carga horária dos professores

Por Redação AF
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16/11/2012 09h51 - Atualizado há 5 anos
<div style="text-align: justify;"> <span style="font-size:14px;">O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educa&ccedil;&atilde;o, apresenta aos professores da Rede Estadual, uma proposta de redu&ccedil;&atilde;o da carga hor&aacute;ria em sala de aula do professor e amplia&ccedil;&atilde;o do tempo destinado ao planejamento das aulas. A ideia &eacute; que o professor tenha 40% do seu tempo destinado ao planejamento.<br /> <br /> <u><strong>Proposta para 2013</strong></u><br /> <br /> O Governo do Estado do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da&nbsp;Educa&ccedil;&atilde;o &ndash; Seduc apresenta a proposta de redu&ccedil;&atilde;o da carga hor&aacute;ria em sala&nbsp;de aula do professor e, consequentemente, a amplia&ccedil;&atilde;o do tempo destinado ao<br /> planejamento.<br /> <br /> Nesta nova proposta, o professor do diurno passaria a ter 24 aulas de 60&nbsp;(sessenta) minutos e 16 (dezesseis) horas para planejamento, sendo 8 (oito) horas&nbsp;cumpridas na escola e as outras 8 (oito) horas em livre doc&ecirc;ncia (local de livre<br /> escolha do professor, para fins de complementa&ccedil;&atilde;o do planejamento, atualiza&ccedil;&atilde;o&nbsp;de di&aacute;rios e/ou corre&ccedil;&atilde;o de trabalhos dos alunos). Assim, o professor passaria a&nbsp;ter 40% de sua carga hor&aacute;ria para planejamento.<br /> <br /> No noturno, as aulas continuariam de 48 (quarenta e oito) minutos, sendo que a&nbsp;cada aula do per&iacute;odo noturno que o professor for modulado ser&atilde;o acrescidos 12&nbsp;(doze) minutos ao tempo destinado ao planejamento, devendo ser utilizado para&nbsp;acompanhamento das atividades &agrave; dist&acirc;ncia feitas pelos alunos e para o plant&atilde;o&nbsp;pedag&oacute;gico na escola.<br /> <br /> A mudan&ccedil;a na distribui&ccedil;&atilde;o da carga hor&aacute;ria do professor implicar&aacute; em uma&nbsp;readequa&ccedil;&atilde;o das estruturas curriculares do ensino diurno. Exemplo: nas&nbsp;s&eacute;ries finais do Ensino Fundamental e no ensino M&eacute;dio, cada turma demanda,&nbsp;atualmente, 25 aulas semanais de 50 minutos. Com a proposta, essa demanda&nbsp;ser&aacute; de 20 aulas semanais de 60 minutos, contudo, ser&aacute; assegurado que nenhum&nbsp;professor efetivo ter&aacute; redu&ccedil;&atilde;o em sua carga hor&aacute;ria de trabalho.<br /> <br /> Para fins de modula&ccedil;&atilde;o do professor no per&iacute;odo noturno, somente as aulas&nbsp;presenciais ser&atilde;o distribu&iacute;das, uma vez que, a parte &agrave; dist&acirc;ncia ser&aacute; contemplada&nbsp;com o tempo que foi acrescido ao planejamento.<br /> <br /> Exemplificando: um professor que tenha sido modulado com 12 aulas no per&iacute;odo&nbsp;noturno, teremos: 12 aulas X 48 minutos = 576 minutos: 60 minutos = 9,6 horas,&nbsp;ou seja, 2,4 horas a menos que um professor que tenha a mesma carga hor&aacute;ria no&nbsp;per&iacute;odo diurno a cada semana. Assim, a diferen&ccedil;a ser&aacute; inclu&iacute;da ao planejamento&nbsp;e utilizada para acompanhamento das atividades &agrave; dist&acirc;ncia, inclusive, com os&nbsp;devidos registros no di&aacute;rio de classe.<br /> <br /> Concluindo: 01 aula de 60 minutos do diurno &eacute; igual a 01 aula de 48 minutos&nbsp;do noturno (acrescentando 12 minutos ao planejamento). Os professores das&nbsp;s&eacute;ries iniciais do Ensino Fundamental ter&atilde;o a carga hor&aacute;ria completa de uma&nbsp;turma (1&ordm; ao 5&ordm; ano), ou seja, 20 horas semanais, (150 horas mensais), podendo&nbsp;complement&aacute;-la com mais quatro aulas nas s&eacute;ries finais do Ensino Fundamental e&nbsp;Ensino M&eacute;dio ou na disciplina de Estudo Dirigido, se for o caso (escola de tempo<br /> integral), totalizando 180 horas mensais.<br /> <br /> O professor dever&aacute; ser modulado, prioritariamente, em uma mesma unidade&nbsp;escolar, caso n&atilde;o seja poss&iacute;vel, poder&aacute; complementar sua carga hor&aacute;ria, com&nbsp;disciplinas afins, em outra escola. (Assessoria)</span></div>
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