Tocantins

Governo do Estado exonera presidente da Agência de Metrologia e designa interino

AEM é uma autarquia estadual, vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico.

Por Conteúdo AF Notícias 1.479
Comentários (0)

09/07/2022 08h27 - Atualizado há 1 ano
Rérison Antonio Castro Leite

O presidente da Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM), Rérison Antonio Castro Leite, foi exonerado do cargo nesta sexta-feira (08).

A portaria oficializando a saída é assinada pelo secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes Filho, e menciona que Rérison Antonio pediu a própria exoneração. Ele é filho do governador Wanderlei Barbosa e estava no cargo desde a gestão de Mauro Carlesse (Agir).

Anderson Luiz Justino Martins, ocupante do cargo de assistente administrativo, foi designado para responder interinamente pela agência.

Nomeação de Rérison Antonio

Designação de Anderson Luiz

SOBRE A AEM

A AEM é uma autarquia estadual, vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Estado do Tocantins. Atua em conformidade com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), baseada na legislação metrológica e nas normativas implementadas por aquela autarquia federal, sendo o órgão delegado no Tocantins.

A agência foi criada com a finalidade de executar as atividades metrológicas legais e da avaliação da conformidade alicerçadas na rastreabilidade de seus padrões, visando a proteção e orientação da sociedade nas relações de consumo. Compete à pasta prover confiança à sociedade tocantinense nas medições e nos produtos, por meio da metrologia e da avaliação da conformidade. 

Ampliando o leque de ações, a AEM também tem como foco a atribuição educativa de orientar sobre a necessidade da certificação dos produtos, que são testados e avaliados antes de serem inseridos no mercado. E atua na conscientização por parte do fabricante e do comerciante da necessidade do selo de identificação de conformidade, visando especialmente a harmonização das relações de consumo, inovação e a competitividade no estado. 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.