Projeto Capacito

Governo lança curso de MBA gratuito pela USP para servidores estaduais e dos 139 municípios

Ao todo, foram oferecidas 278 vagas. A ação faz parte do projeto Capacito

Por Redação
Comentários (0)

15/08/2023 11h05 - Atualizado há 9 meses
Lançamento do projeto Capacito, no Palácio Araguaia

Com o objetivo de elevar os níveis técnico e intelectual dos servidores públicos estaduais, o Governo do Tocantins lançou nesta segunda-feira (14) o curso de MBA em Políticas Públicas para Cidades Inteligentes, a ser ministrado pela Universidade de São Paulo (USP)

Ao todo, foram oferecidas 278 vagas distribuídas da seguinte forma: 10 vagas exclusivas para servidores da Unitins; 100 vagas para servidores da Administração Direta e Indireta do Estado; 139 vagas para servidores municipais, uma para cada município; 11 vagas para servidores do MPTO, DPE-TO, TJ-TO, Aleto e TCE-TO e 18 bolsas para docentes da USP.

A ação faz parte do projeto Capacito que visa oferecer capacitações com foco na elevação dos níveis técnico e intelectual dos servidores públicos estaduais. O Capacito conta com investimento estadual na ordem de R$ 8 milhões.

A cerimônia de lançamento foi acompanhada, também, pelos professores do MBA, que, após a solenidade, participaram da aula inaugural, além de servidores da Unitins e pró-reitores.

O governador Wanderlei Barbosa destacou a importância da qualificação das pessoas para o desenvolvimento do Estado e os investimentos da sua gestão nas áreas de educação, ciência e tecnologia, bem como, da parceria com a USP para promover esse primeiro curso de MBA gratuito no Estado. “Queremos servidores públicos capacitados, para fazer a boa política pública nos municípios, nos órgãos do Estado e em outros poderes. Para nós é motivo de satisfação poder dar esse presente aos nossos servidores. Modernizar é isso, investir no material humano, qualificá-lo para que ele seja cada vez mais eficiente”, salientou o Governador.

“A USP é um dos melhores centros de formação do nosso País e é importante que o Tocantins tenha essas boas parcerias”, disse o vice-governador Laurez Moreira.

O reitor da Universidade do Tocantins (Unitins), Augusto Rezende, disse que o início do curso representa o início de uma grande ação do Comitê de Governança, que apontou que um dos grandes gargalos é a formação e capacitação dos servidores em virtude de um mercado cada vez mais dinâmico. Ele explicou que o Capacito foi lançado e constitui o maior programa de incentivo à capacitação dos servidores e vem para abranger as áreas prioritárias.

“Temos proposto cadeia de vários cursos de mestrado, doutorado, pós-graduação e cursos de qualificação específicos. Entendemos que o servidor bem qualificado reflete no atendimento, nos processos de inovação das pastas e a gente entrega para a população um estado com a capacidade de atendimento melhor e iniciamos com uma parceria de sucesso com a USP com o curso de MBA em Políticas Públicas para Cidades Inteligentes”, frisou. 

A professora da USP e coordenadora do curso, Ana Carla Bliacheriene,  disse que foi uma honra participar do lançamento do programa Capacito e do curso de MBA em Políticas Públicas para Cidades Inteligentes. “Em nome da USP, afirmo que a Universidade de São Paulo sempre se faz presente onde a educação é apreciada. O Estado de São Paulo é o que é pela USP e, o Estado do Tocantins é o que está se tornando, pela Unitins e pela sua união com a ciência. Por isso é uma satisfação para a USP estar presente neste momento importante para o Tocantins”, comentou.

Para a servidora da Unitins, Julliany Cavalcante, é uma chance única participar de um curso de MBA, ministrado pela Universidade de São Paulo. “É um uma instituição muito conceituada e um curso de muita qualidade. Considerando que estou inserida na gestão publica essa aplicação das políticas públicas vai ser fundamental para o desenvolvimento de tecnologias, sustentabilidade e todas as questões que envolvem as cidades no nosso Tocantins. Esse programa Capacito vai agregar muito conhecimento para os servidores e todos tem que aproveitar”, disse.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.