Eleições 2022

Grupão oposicionista faz pacto para eleição ao Governo do Tocantins e lista 5 ações

Kátia, Irajá, Paulo Mourão, Amastha, Laurez e Edson Tabocão.

Por Nielcem Fernandes 2.502
Comentários (0)

15/07/2021 18h30 - Atualizado há 2 anos
O grupo é formado na maioria por opositores do atual governo

Um grupão de líderes da oposição ao Governo do Tocantins se reuniu em Brasília, nesta quarta-feira (14), para selar um pacto pelo Estado visando o pleito eleitoral do próximo ano. 

Os participantes foram os ex-prefeitos de Palmas, Carlos Amastha (PSB), e de Gurupi, Laurez Moreira (PSDB), o ex-deputado estadual Paulo Mourão (PT), o empresário Edson Tabocão (PSD), além dos senadores Kátia Abreu (PP) e Irajá (PSD).

Destes, ao menos três anunciaram suas pretensões de disputar o Governo do Estado: Laurez, Mourão e o empresário do ramo de combustíveis, Edson Tabocão. Este último foi apresentado oficialmente como pré-candidato a governador do PSD durante o encontro.

Após o encontro, os políticos divulgaram uma carta chamada de 'Pacto pelo Tocantins' e disseram que a intenção do grupão é construir um projeto suprapartidário para o desenvolvimento do estado.

O pacto apresentado tem cinco eixos principais: 1) reestruturação da saúde, 2) combate a corrupção, 3) investimentos, 4) inclusão social e 5) apoio aos municípios.

Nas redes sociais, o presidente do PSB no Tocantins, Carlos Amastha, e o ex-prefeito de Gurupi, Laurez Moreira (PSDB), falaram a respeito do encontro e o objetivo do projeto embrionário.

“O Tocantins merece um projeto de gestão. Nunca é tarde, principalmente falando do estado das potencialidades”, publicou o ex-prefeito da capital. “O Tocantins precisa de alguém que pense com seriedade no desenvolvimento do estado”, disse Laurez.

SURPRESA

A principal surpresa do encontro foi o anuncio oficial da pré-candidatura do empresário Edson Tabocão pelo PSD de Irajá. Ele é dono do posto Tabocão, na cidade de mesmo nome.

Edson é goiano, radicado no Tocantins há 30 anos. Recebeu, em dezembro de 2019, o título de Cidadão Tocantinense. 

Em 2016 ele foi apontado como o maior doador para as três campanhas a prefeito da cidade de Araguatins, onde tem propriedades rurais: Cláudio Santana (PMDB), Aquiles da Areia (PRB) e Marcos Eticcam (PSDB). Conforme a imprensa divulgou a época, as doações chegaram a R$ 767.350,19.

Tabocão é muito próximo dos Abreu, mas mantém relação com todos os segmentos políticos do Estado. Nas redes sociais, aparece em fotos ao lado do governador Mauro Carlesse (PSL), com o vice Wanderlei Barbosa (sem partido) e com o presidente da Assembleia, Antônio Andrade (PTB).

PACTO PELO TOCANTINS

"Reuniram-se nesta data parlamentares que integram a bancada federal do Tocantins, presidentes de partidos e lideranças políticas que trabalham para a construção de um NOVO projeto de desenvolvimento para o nosso Estado.

Houve a avaliação das ações e da conjuntura política atual no âmbito estadual e nacional.

Foi firmado entre estes líderes políticos um PACTO PELO TOCANTINS, suprapartidário, visando a implementação de 5 AÇÕES imprescindíveis ao desenvolvimento, geração de empregos e oportunidades, sendo:

1) a reestruturação da rede pública estadual de saúde e ações para ampliar a vacinação da população e medidas de prevenção e enfrentamento a pandemia do coronavírus;

2) implementação de instrumentos de combate a corrupção sistêmica no estado adotando medidas de governança na administração pública garantido a transparência em todas as ações do governo;

3) políticas de incentivos fiscais, crédito e desburocratização na atração de investimentos privados nos setores estratégicos da nossa economia como; industrialização do estado, produção de alimentos, turismo, saúde, educação, meio ambiente, recursos hídricos e inovação/tecnologia. Implementar um plano de investimentos em obras estruturantes, notadamente nas rodovias estaduais e estradas vicinais, além de PPP e Concessões a iniciativa privada;

4) combate à fome e miséria que assolam os tocantinenses principalmente os desempregados e vulneráveis. Incentivo ao esporte como instrumento de inclusão social e apoio aos nossos jovens;

5) fortalecimento e apoio aos 139 municípios do estado, através de parcerias sólidas e permanentes nas obras de infraestrutura e custeio; na pavimentação asfáltica urbana, construção de casas populares, universalização do ensino integral e a distância (EAD), no ensino público fundamental, básico, médio e técnico para qualificar nossa mão de obra local bem como medidas de apoio a segurança pública para o combate ao crime, tráfico de drogas e violências em todos os níveis.

Esse PACTO PELO TOCANTINS se baseia também no compromisso para a construção, com amplo diálogo e com todos os demais partidos e líderes que compartilhem e agregam aos mesmos princípios definidos neste PACTO PELO TOCANTINS para a formação de;

– chapa majoritária, através das pré-candidaturas ao Governo e Senado Federal dos líderes que venham agregar neste pacto, e na busca do entendimento quanto ao vice-governador(a), sempre ponderando as pesquisas qualitativas e quantitativas de intenção de voto, os apoios politicos e partidários que construa uma chapa competitiva e preparada.

– chapas proporcionais para a Câmara dos Deputados e Assembléia Legislativa com nomes que representem com qualidade os nossos municípios.

Após a definição das regras eleitorais para 2022, cujo prazo máximo é Outubro/2021, vamos avançar para deliberações, com base nos compromissos agora assumidos e anunciados.

Brasilia-DF, 14 de Julho de 2021.

Senadora Kátia Abreu - Presidente PP – Tocantins

Senador Irajá - Presidente PSD – Tocantins

Carlos Amastha - Presidente PSB – Tocantins

Laurez Moreira - Pré-candidato a Governador (PSDB)

Paulo Mourão - Pré-candidato a Governador (PT)

Edson Tabocão - Pré-candidato a Governador (PSD)"

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.