Arte

Grupo de teatro do Tocantins abre importante festival de artes cênicas on-line da Amazônia

Mais outros cinco estados participam do evento.

Por Redação | Conteúdo AF Notícias
Comentários (0)

12/03/2022 20h18 - Atualizado há 2 anos
Apresentação foi on-line para internautas, abrindo o festival de teatro.

A Companhia de Teatro Cenaberta, de Palmas, fez a abertura do Festival Amazônico de Teatro (FAT), na noite da última quinta-feira (10/03). O evento vai até este domingo com apresentações on-line de grupos teatrais do Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, além do Tocantins que fez a abertura.

A Cia de Palmas apresentou, na ocasião, o espetáculo teatral "O Antiquário Franklin", que já realizou uma série de apresentações presenciais e online pela capital e interior do Tocantins.

Com texto do dramaturgo Wilson Fumoy e direção de Paulo Vieira, a peça é apresentada pelos atores Bell Gama e Kaká Nogueira. 

"É uma honra estar presente em tão importante festival. Traz visibilidade para as artes cênicas do Tocantins e ainda promove um intercâmbio com outros grupos de todo o Brasil", considera Kaká Nogueira, que é também presidente da Federação de Artes Cênicas do Estado do Tocantins (Fetac).

O ESPETÁCULO

A sinopse do espetáculo descreve que um objeto de arte e uma noiva enviada por uma agência de matrimônios são o pano de fundo de “O Antiquário Frankl”, para tratar de conflitos e contradições da psique humana. Um suspense com tons de comédia que instiga a reflexão: Quantas faces tem um homem? Será que mostramos o que somos ou vivemos de aparências? Será tudo uma questão de escolha? Pode esse ser um jogo mortal? A classificação é de 14 anos.

Por meio do edital Aldir Blanc, o mesmo espetáculo teve dez exibições online, no início deste ano, nas cidades de Palmas, Tocantinópolis, Gurupi, Araguaína e Paraíso do Tocantins.

O FESTIVAL

O Festival Amazônico de Teatro (FAT) é uma ação difusora da produção de espetáculos de Teatro: escritos, produzidos e encenados por artistas e grupos da Amazônia Legal, breves cenas, monólogos, grandes espetáculos ou performances. Até este domingo, os internautas poderão acompanhar a programação especial do festival. 

Através dos canais do evento no Youtube e no Facebook, monólogos, espetáculos, breves cenas e performances teatrais estão sendo apresentados, seguidos de conversas com os (as) realizadores (as). O evento é gratuito e conta com tradução/interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Ao todo são 11 obras produzidas por artistas residentes de estados da Amazônia legal brasileira que estão sendo exibidas no festival. 

Foram selecionados espetáculos, performances, breves cenas e monólogos dos estados do Amapá, do Amazonas, do Mato Grosso, do Pará, de Rondônia e do Tocantins. Obras que trazem diversas vivências, memórias e narrativas que ajudam a contar um pouco do que é a Amazônia e o ser amazônico. Acredito que o público vai se surpreender com a qualidade dos trabalhos selecionados”, explica a coordenadora do evento, Tainá Sousa.

As apresentações dos espetáculos começam a partir das 18h30. Para assistir à programação clique aqui.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.