Solidariedade

JBS empenha R$ 12 milhões em doações para enfrentamento da Covid-19 no Tocantins

O programa irá beneficiar as cidades tocantinenses de Araguaína Palmas, Augustinópolis, Tocantinópolis e Araguatins

Por Redação
Comentários (0)

18/06/2020 08h40 - Atualizado há 3 anos
Parte dos recursos foram destinadas a compra de respiradores, monitores de sinais vitais e EPI´s

Por meio do 'Fazer o Bem Faz Bem JBS', um dos maiores programas de solidariedade para o enfrentamento à Covid-19 no Brasil, a JBS já empenhou recursos na ordem de R$ 12 milhões em dações que irão beneficiar cerca de 580 mil pessoas em cinco cidades do Tocantins: Palmas, Augustinópolis, Tocantinópolis e Araguatins.

Os recursos do programa são convertidos em bens e serviços de acordo com as necessidades definidas pelas autoridades públicas locais (estados e municípios) e validadas pelos comitês de especialistas nas três esferas atendidas pelo programa – saúde, social ou ciência – de acordo com a área de destino da doação. Os comitês são formados por médicos e representantes de instituições referência no país, tanto na área da saúde, como social e científica.

Equipamentos

Além de 64 leitos clínicos de hospital e a compra de 271 equipamentos hospitalares como respiradores, aspiradores, monitores de sinais vitais, oxímetros e eletrocardiógrafos o programa prevê a destinação de recursos para a aquisição de 643,5 mil Equipamentos de Proteção Individual (EPI) hospitalares, como aventais, máscaras cirúrgica e N95, protetores faciais e toucas.

Projetos Sociais

Nessa ação, também foram contemplados projetos sociais que para beneficiar diretamente 500 mil tocantinenses. A companhia confirmou recursos para o Instituto Elos, que tem sede em São Paulo e promove assistência social a cerca de 800 famílias de baixa renda, em situação de pobreza e extrema pobreza em 19 estados, incluindo o Tocantins; e para o Centro de Desenvolvimento Agroecológico do Cerrado (CEDAC), que oferece suporte às famílias de pequenos agricultores, pescadores, comunidades quilombolas, entre outras. A instituição tem sede em Goiás, mas também atende a essas comunidades na Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso e Tocantins, impactando 23 mil pessoas.

Ensino a Distância

Entre as ações que vão receber apoio do programa da JBS, também vale destacar a oferta, via EAD (ensino a distância), de treinamentos aos profissionais da saúde para operação de equipamentos hospitalares, incluindo respiradores, administração de EPIs e precauções relacionadas à Covid, entre outros assuntos.

O programa é gratuito e utiliza as ferramentas e a metodologia do Hospital Albert Einstein, Faculdade de Medicina da USP e Instituto Moinhos de Vento (RS). Com o foco nas cidades atendidas pelo programa, a estimativa é que mais de 30 mil profissionais sejam treinados.

 

 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.