Decisão judicial

Cirurgias oftalmológicas devem entrar no sistema de regulação do SUS no Tocantins, diz Justiça

Estado também deve apresentar relação numerada de pacientes que aguardam consultas.

Por Redação
Comentários (0)

23/06/2023 16h26 - Atualizado há 1 ano
Secretaria Estadual da Saúde, em Palmas.

Atendendo a uma Ação Civil Coletiva ajuizada pela Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), a Justiça determinou ao Estado uma série de medidas que visam a regulação da oferta de cirurgias oftalmológicas de média e alta complexidade.

Com isso, o Estado deve instituir e informar as etapas de regulação do serviço, com a definição das portas de entrada do SUS; os prazos para autorização das consultas pré-operatórias e dos respectivos procedimentos, de acordo com a classificação de risco; e os exames exigidos para fins de comprovação da patologia e do respectivo procedimento/serviço de saúde indicado ao caso clínico do paciente, observado os critérios de diagnóstico e de indicação do procedimento definidos nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDTs) das patologias.

A decisão também determina que o Estado apresente relação numerada de pacientes que aguardam autorização de consulta pré-operatória, cirurgia e demais procedimentos oftalmológicos de média e alta complexidade, com os seguintes dados: data da solicitação do procedimento/serviço; nome completo e/ou cartão SUS do paciente; nome do procedimento/serviço solicitado; classificação de risco.

A Justiça demanda do Estado, ainda, que dê início aos atendimentos da demanda oftalmológica de consulta pré-operatória dos pacientes inseridos no Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), informando o cronograma com a quantidade de agendamentos das consultas pré-operatórias, da programação dos procedimentos cirúrgicos e dos demais serviços oftalmológicos contemplados a Decisão.

Vitrectomia

A Decisão também reconheceu o direito de assistidas e assistidos da Defensoria Pública de obterem o tratamento cirúrgico de vitrectomia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ou por meio dos serviços de prestadores privados credenciados. A vitrectomia é uma cirurgia oftalmológica utilizada como tratamento para problemas de retina e do vítreo do olho, sendo aplicada no caso de incidência de diversas doenças.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.