Para uso da segurança pública

Avião apreendido com mais de 200 kg de cocaína será usado no combate à criminalidade no Tocantins

Apreensão foi em junho do ano passado, em Porto Nacional.

Por Redação 973
Comentários (0)

28/04/2023 10h10 - Atualizado há 11 meses
Aeronave apreendida durante operação contra tráfico internacional de drogas.

A Polícia Civil do Tocantins obteve a cautela de uma aeronave modelo BEM-810C, matrícula PT-EAB, número de série 81002, apreendida com cerca de 220 kg de cocaína pura, fato ocorrido no dia 2 de junho de 2022, em Porto Nacional.

Logo após a lavratura do auto de prisão em flagrante do piloto e do co-piloto da aeronave, o delegado titular da 6ª Delegacia Regional de Porto, Túlio Pereira Motta, representou pela disponibilidade provisória da aeronave, pedido que teve parecer favorável do Ministério Público e do Fundo Nacional Antidrogas (FUNAD). 

Desse modo, a juíza da 2ª Vara Criminal da Comarca de Porto Nacional acolheu o pedido da Polícia Civil e determinou, nesta quinta-feira (27/4), que a aeronave fique à disposição da PC-TO, em nome do delegado representante, para que seja utilizada nas ações de combate à criminalidade. O avião está avaliado em R$ 650 mil.

Uma aeronave que até então estava a serviço da criminalidade, agora contribuirá para uma melhor prestação de serviço por parte da Polícia Civil, beneficiando diretamente a sociedade tocantinense, uma vez que será utilizada no combate ao crime”, destacou o secretário da Segurança Pública, Wlademir Mota Oliveira.

O delegado regional Túlio Motta reforça a importância da aeronave para PC-TO. “Tal decisão representa muito para a Polícia Civil e para a sociedade tocantinense, pois vai proporcionar mais eficiência no combate ao crime, em especial na repressão ao tráfico de drogas”, explica a autoridade policial. 

Apreensão da droga e da aeronave

Após ser preso em flagrante, durante o interrogatório, um dos suspeitos contou à polícia que ele e seu comparsa decolaram de Jaboticabal (SP) e pousaram em Porto Nacional para reabastecimento. O destino final seria o Estado do Maranhão. Segundo estimativas da polícia, os 220 quilos de cocaína apreendidos foram avaliados em mais de R$ 72 milhões. 

O avião estava autorizado a realizar serviços aéreos privados, exceto táxi aéreo. Em julgamento realizado em Porto Nacional, o piloto e co-piloto da aeronave foram condenados a 11 anos, sete meses e 18 dias de prisão. Conforme a sentença, os dois estão respondendo pelos crimes de tráfico interestadual de drogas e associação para o tráfico.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.