Política em debate

Justiça manda canal se retratar por informações falsas contra Janad: 'oposição tenta requentar matéria'

"É bem diferente de um ato de mordaça, como tentaram emplacar", disse a deputada.

Por Redação
Comentários (0)

01/04/2024 18h39 - Atualizado há 3 semanas
Deputada Janad Valcari é pré-candidata a prefeita de Palmas

Notícias do Tocantins - Por determinação da Justiça, o canal do YouTube ‘Desce a Letra Show’ foi obrigado a se retratar após a divulgação de vídeos com informações falsas sobre a banda Barões da Pisadinha, em novembro de 2023. Nesta semana, o assunto voltou a ganhar contornos políticos na tentativa de atingir a pré-candidata a prefeita de Palmas Janad Valcari (PL).

“[A retratação] é uma justa e merecida vitória, na Justiça, e é bem diferente de um ato de mordaça, como tentaram emplacar na mídia nesta semana”, disse a assessoria da pré-candidata, ao afirmar que os opositores estão tentando requentar matéria.

A banda entrou com um pedido de retratação, na Justiça, logo depois que o canal do YouTube fez falsas acusações ao Barões da Pisadinha e à deputada estadual Janad Valcari. Conforme o grupo político, opositores da parlamentar tentaram requentar matérias divulgadas na imprensa com o intuito de confundir a opinião pública.

À época, foram feitas afirmações caluniosas, sem a apresentação de provas, sobre possíveis esquemas de lavagem de dinheiro e corrupção envolvendo a deputada e a banda. O pedido de retratação foi aceito pela Justiça, pois o conteúdo foi classificado como fake news.

A retratação

No último dia 6 de março, a decisão da Justiça foi cumprida e o canal do YouTube ‘Desce a Letra Show’ divulgou a retratação, lida por um de seus apresentadores. Leia abaixo:

“A respeito de algumas falas, lá dos dias 1º e 3 de novembro de 2023, nós publicamos aqui no Desce a Letra Show um vídeo com informações que não são verdadeiras e que levaram o público a concluir, de forma equivocada, que a Banda Barões da Pisadinha e a deputada Estadual Janad Valcari tinham cometido possíveis irregularidades. E, por causa do nosso compromisso com a verdade e com Justiça, nós gostaríamos de fazer estas retratações, que são as seguintes:

Diferente do que foi afirmado neste programa, a Banda Barões da Pisadinha não está envolvida em esquemas de lavagem de dinheiro, bem como são falsas as acusações de que a deputada estadual Janad Valcari estaria também envolvida nesse esquema de lavagem de dinheiro. A deputada Janad Valcari não foi beneficiada, de forma ilícita, com a contratação de shows pelo Poder Público por ser sócia da Banda Barões da Pisadinha; e a Banda Barões da Pisadinha e a deputada Janad Valcari não estão envolvidas com nenhum esquema de corrupção conhecidos como “Rachadinhas".

Então, a gente não vai fugir da responsabilidade de reconhecer que as afirmações contra o Barões da Pisadinha e a Janad Valcari não foram embasadas em fatos reais. Nós repercutidos de maneira inadequada e não existe denúncia ou documentação que permitissem a gente tecer as afirmações que foram tecidas. A gente não é a favor de fake News ou sensacionalismo, certo? Então a gente tá aqui fazendo essa retratação, porque nós estamos sempre em busca da verdade e, no meio dessa caminhada, aí, a gente pode cometer esses erros; e ao cometê-los, buscaremos sempre corrigi-los, conforme estamos fazendo neste momento”.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.