Goianorte

Justiça suspende concurso que aprovou familiares de políticos em 50% das vagas

Mais da metade dos aprovados possui vínculo de parentesco ou amizade íntima com membros da Câmara Municipal de Goianorte.

Por Redação 2.770
Comentários (0)

20/12/2018 13h40 - Atualizado há 5 anos
Prefeitura de Goianorte

A justiça suspendeu o concurso público da prefeitura de Goianorte, nessa terça-feira (18), por suspeita de fraudes. O certame foi realizado no mês de setembro e diversas irregularidades comprometeram sua lisura, segundo o Ministério Público Estadual.

O principal problema identificado, a partir de denúncia, é que mais da metade dos candidatos aprovados possui vínculo de parentesco ou amizade íntima com membros da Câmara Municipal de Goianorte. Além disso, a esposa de um dos membros da comissão do concurso consta entre os aprovados.

As investigações também apontaram que uma candidata não assinou a folha de respostas, o que seria motivo para sua desclassificação, mas figurou entre os classificados. Ela é irmã de um político da base aliada do prefeito Luciano Pereira de Oliveira e secretária do gestor.

Dentre os aprovados estariam 24 candidatos com relação de proximidade ou parentesco, sendo cinco esposas, doze primos, dois irmãos e cinco amigos íntimos dessas pessoas.

Segundo o MPE, os oito vereadores supostamente integrantes da base aliada e os detentores de cargos diretivos no Poder Executivo puderam indicar seus apadrinhados. Só o prefeito indicou oito pessoas, sendo seis de sua família e dois amigos íntimos.

Diante dos fatos, a Justiça determinou a suspensão do certame, sob pena de crime de desobediência ao presidente da Comissão e ao prefeito. 

O concurso público foi organizado pelo Instituto de Capacitação Assessoria e Pesquisa (ICAP) pelo valor de R$ 168.622,92.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.