III Canta Tocantins

Maior evento de música estudantil do estado abre inscrições para alunos de 7 regionais de ensino

Objetivo é incentivar a prática da arte da música. Etapa estadual será em dezembro.

Por Redação
Comentários (0)

11/09/2023 14h55 - Atualizado há 7 meses
Esta será a III edição do evento

Estão abertas, de 11 a 20 de setembro, as inscrições da etapa regional do III Canta Tocantins das Escolas Estaduais. A iniciativa da Secretaria de Estado da Educação é o maior evento de música estudantil do Estado e vai contemplar, nesta primeira fase, os estudantes de sete Superintendências Regionais de Educação.

Nesta primeira etapa, podem participar os alunos das escolas pertencentes às regionais de Arraias, Pedro Afonso, Paraíso, Miracema, Porto Nacional, Gurupi e Araguaína. Para as unidades de ensino das Superintendências de Palmas, Guaraí, Tocantinópolis, Araguatins, Colinas e Dianópolis, as inscrições começam no próximo dia 18 e vão até 27 de setembro.

O Canta Tocantins tem como objetivo incentivar a prática da arte da música, democratizando e ampliando a participação dos estudantes em competições musicais.

“Queremos dar a oportunidade para os nossos estudantes soltarem a voz e mostrarem seus talentos na música, contribuindo assim para a difusão cultural e para  o fortalecimento socioemocional dos educandos da rede estadual”, destacou o titular da Seduc, Fábio Vaz.

Como participar

As inscrições devem ser feitas por meio do e-mail cantatocantins@seduc.to.gov.br pelas unidades de ensino. Cada escola pode efetivar até duas inscrições, individual ou dupla, podendo ser uma na categoria Júnior (até 14 anos) e/ou outra na categoria Silver (a partir de 15 anos).

Para concorrer, a escola deve enviar vídeo gravado na vertical, com a duração de até 1 minuto, cantando à capela da música escolhida (sem auxílio de instrumentos musicais e/ou de recursos tecnológicos para modificar a qualidade vocal) com formato MP4. O vídeo deverá ser nítido, sendo preferencialmente a qualidade do vídeo de, no mínimo, 480p. As músicas inscritas devem ser nacionais, de gêneros variados, não podendo fazer apologia do sexo, ser discriminatória ou ofensiva. Também é vedada a participação de bandas ou grupos musicais.

Além do vídeo, para efetivar a inscrição, a unidade de ensino deve enviar: formulário devidamente preenchido; autorização dos pais ou responsável, quando menor de idade; termo de autorização de uso de imagem e voz; e ainda uma foto digital, na vertical.

Competições

As competições serão realizadas no formato on-line e transmitidas diretamente no Instagram oficial @canta_tocantins. A seleção será por votação pública virtual no formato de duelos/disputas entre duas ou três escolas, com duração de 24 horas. A escola que obtiver o maior número de votos será classificada para a Etapa Estadual, que será realizada presencialmente, no mês de dezembro, em Araguatins. 

Calendário das competições

02 a 07/10 – Arraias, Pedro Afonso e Paraíso do Tocantins

09 a 14/10 – Miracema do Tocantins, Porto Nacional, Gurupi

16 a 21/10 – Araguaína

23 a 28/10 – Palmas, Guaraí e Tocantinópolis

30 a 04/11 – Araguatins, Colinas do Tocantins e Dianópolis

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.