Operação Malha Fina

Em 10 dias, operação apreende 14 mil metros de redes e 130 kg de peixes em rios do Estado

Naturatins apreendeu também animais silvestres abatidos e uma arma de fogo.

Por Redação
Comentários (0)

26/07/2022 08h17 - Atualizado há 1 ano
Operação Malha Fina foi realizada por órgãos de fiscalização ambiental

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), entre os dias 14 a 25 de julho, apreendeu nos rios do Estado do Tocantins, redes usadas na prática da pesca ilegal, os agentes de fiscalização também apreenderam 130 kg de peixes, três animais silvestres abatidos e uma arma de fogo; ações de fiscalização fazem parte da Operação Malha Fina, lançada em junho deste ano.

Três equipes de fiscalização realizaram ações intensivas em diferentes regiões do Estado. A primeira equipe ficou responsável pela área de abrangência do rio Araguaia nos municípios de Couto Magalhães, Bernardo Sayão, Pau D'Arco e Juarina. A segunda equipe cobriu o rio Tocantins, nos municípios de Tupiratins, Palmeirante, Barra do Ouro, Filadélfia e Babaçulândia. Já a última equipe ficou responsável pela varredura no lago da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães nos perímetros das cidades de Porto Nacional, Palmas e Lajeado.

O resultado do trabalho foi a apreensão de 14,1 mil metros de redes, sete tarrafas e 130 kg de pescado de várias espécies. Os fiscais também apreenderam três animais silvestres abatidos (uma paca, uma capivara e um jacaré) e uma arma de fogo. Os peixes apreendidos foram doados a comunidades carentes do entorno das cidades fiscalizadas e os animais foram enterrados.

Durante as abordagens realizadas pelas equipes e fiscalização, são repassadas aos pescadores e pessoas que estão acampando orientações sobre as normas vigentes no Tocantins no que diz respeito à prática da pesca. Além disso, as equipes também realizam blitzen educativas e palestras, com entrega de material educativo.

O gerente de Fiscalização do Naturatins, Cândido José dos Santos Neto, explica que as ações de fiscalização continuam sendo realizadas em todas as regiões do Estado e que estas ações fazem parte da Operação Malha Fina, lançada no início de junho e que conta com a ajuda de vários parceiros para coibir os crimes ambientais em território tocantinense.

 

Foram apreendidos mais de 14 mil metros de redes

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.