UFNT

MEC publica portaria com nomeação de reitor para nova universidade federal no Tocantins

A nova instituição foi criada com o desmembramento da UFT.

Por Redação 724
Comentários (0)

13/07/2020 09h35 - Atualizado há 4 semanas
UFNT tem sede em Araguaína

Foi publicada no Diário Oficial da União da última quinta-feira, 9 de julho, a portaria com a nomeação do professor Airton Sieben como reitor pro tempore da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), que tem sede em Araguaína.

A nova universidade foi criada por meio da Lei 13.856, no dia 8 de julho de 2019, pelo desmembramento dos câmpus de Araguaína e Tocantinópolis, sendo a Universidade Federal do Tocantins (UFT) como tutora nesse processo de implantação.

Segundo o reitor temporário, dentro da questão operacional, a reitoria temporária terá a incumbência de nomear uma comissão estatuinte que atuará no desenvolvimento de um estatuto para a UFNT, discutindo principalmente o modelo de gestão da universidade, além de providenciar o CNPJ da instituição e coordenar a primeira eleição para reitoria.

Sieben reforça que a participação dos técnico-administrativos, professores e alunos, além de toda a sociedade civil é fator essencial nesse processo de construção da UFNT.

“A UFNT será implantada com uma perspectiva de avanços na educação pública, abriu-se uma possibilidade de diversidade de cursos de graduação e pós-graduação, a nova universidade tem como meta ainda, a iniciativa para estudar a inovação, estabelecer estratégias e a justiça social, principalmente nessa parte norte do Tocantins e extrapolando ainda os limites estaduais”, ressaltou.

CURRÍCULO

O professor Airton Sieben tem 47 anos e é natural de Selbach, Rio Grande do Sul. Mora em Araguaína (TO) desde 2004, mesmo ano em que tornou-se professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Sieben é doutor e pós-doutor em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

É professor do Curso de Geografia e do Programa de Pós-graduação em Cultura e Território (PGCult) da UFT. Coordena o Laboratório de Cartografia e Estudos de Território (LCET), foi membro da Comissão de Acompanhamento do Projeto de Lei da Criação da UFNT, é membro da Comissão Central de Transição da UFT/UFNT, participa em grupos de pesquisa, além de ser vice-coordenador do curso de Geografia e membro em várias comissões de gestão da UFT.

(Ascom UFT)

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2020 AF Notícias. Todos os direitos reservados.