Na UFT

Mestrado profissional em educação oferta vagas gratuitas no Tocantins; inscrições abertas

As aulas presenciais ou remotas devem iniciar em março de 2021.

Por Agnaldo Araujo | AF 2.060
Comentários (0)

19/10/2020 16h14 - Atualizado há 3 anos
Inscrições vão até 25 de novembro

O curso gratuito de mestrado profissional em educação ofertado pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus de Palmas, está com seleção aberta com 20 vagas para aluno regular.

As inscrições devem ser feitas pela internet até o dia 25 de novembro, conforme o passo a passo descrito no item 4.5 do edital. A taxa custa R$ 150.

As etapas da avaliação serão realizadas por uma banca designada pela equipe gestora do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPPGE). Elas são independentes e a pontuação da fase I não será computada para efeito de resultado final.

A etapa 1 é a análise de currículo, de caráter eliminatório e prevista para 10 de dezembro. A segunda etapa compreende a entrevista remota ao vivo por aplicativo de videoconferência, de caráter classificatório e que deve ocorrer no dia 19 do mesmo mês.

O resultado final da seleção está previsto para 22 de dezembro. Já as aulas presenciais ou remotas devem iniciar em março de 2021.

O mestrado possui ‘ensino e aprendizagem’ como área de concentração e duas linhas de pesquisa.

Linha 1: Currículos específicos de etapas e modalidades de educação

Investigações sobre a formação de professores e o exercício profissional das funções docentes: organização, planejamento, gestão e avaliação da sala de aula e de sistemas educacionais com base nas diretrizes curriculares da educação básica e de suas respectivas etapas e modalidades: Educação Infantil, Fundamental e Média, Educação no Campo, Educação Indígena, Quilombola, Educação Especial, Educação para Jovens e Adultos em Situação de Privação de Liberdade nos estabelecimentos penais, Educação Profissional Técnica de Nível Médio, Educação de Jovens e Adultos, Educação Ambiental, Educação em Direitos Humanos, Educação das Relações Étnico-Raciais, Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.

Linha 2: Métodos e técnicas de ensinar e apreender na educação básica

Investigações do processo de ensinar e apreender a Língua Portuguesa, Matemática, as Ciências, História, Geografia, Arte e Corporeidade em diferentes situações institucionais: escolares, comunitárias, assistenciais e empresariais e das práticas educativas de bebês, crianças pequenas, jovens, adultos e velhos em suas dimensões física, cognitiva, afetiva, estética, cultural, lúdica, artística, ética e biossocial relacionando as diversas linguagens, códigos e suas tecnologias das áreas de conhecimento aos processos didáticos-pedagógicos de forma integrada e adequada às diferentes relações intergeracionais, reconhecendo as diversidades, respeitando as diferenças ambiental-ecológica, étnico-raciais, culturais, sexual e de gênero.

O edital com todas as regras da seleção está AQUI.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.