Lançamento

Em livro com histórias de todo Brasil, escritora de Araguaína conta drama de ser deficiente visual

'Muito além da visão' reúne relatos de pessoas cegas ou com baixa visão de todos os Estados do país.

Por Redação
Comentários (0)

19/09/2019 08h55 - Atualizado há 4 anos
O livro

O livro ‘Muito além da visão’ será lançado no próximo sábado (21), em Araguaína. A obra, organizada pela escritora Raquel Alves, é uma coletânea de relatos sobre as vivências de pessoas com deficiência visual em todo o país, sendo uma de cada Estado.

Além das 27 narrativas, o livro contém uma apresentação feita pela organizadora Raquel Alves, que também é deficiente visual, e um depoimento da médica oftalmologista Vanessa Vidotti Pimenta, que aborda a perda da visão.

O evento será às 20 horas, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), com entrada franca e animação da banda Aquarela e seresteiro Luiz Carlos.

Qualidade de vida

A Prefeitura de Araguaína afirmou que incentiva ações que promovam acessibilidade e qualidade de vida às pessoas com deficiência. Dentre os investimentos neste sentido estão a implantação de calçadas com acessibilidade e piso tátil, a capacitação em Libras a surdos, seus familiares e servidores, para melhorar a independência do atendimento.

Além disso, a rede municipal de educação conta com professores capacitados para auxiliar qualquer deficiência do aluno na aula.

Luzilda Dias

A representante do Tocantins na obra literária é a araguainense Luzilda Dias, fundadora e membro do Conselho Fiscal da Associação das Pessoas com Deficiência de Araguaína (ADA). O convite para colaborar com a obra veio da organizadora Raquel Alves a partir da indicação de um amigo em comum.

Nas oito páginas de seu capítulo, Luzilda relata sua história, desde a infância, quando já apresentava cegueira noturna, à vida adulta, quando aos 25 anos teve o diagnóstico de que perderia a visão. “Lá estão todas as sensações, o drama da adaptação, a luta por acessibilidade. É um instrumento para que as pessoas tenham conhecimento do que é viver com deficiência”, contou Luzilda.

Além da versão impressa, que custa R$ 35, o livro também está à venda em formato digital no site da editora Siano, por R$ 25.  

(Mara Santos)

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.