Gurupi

Vencedores do Festival do Pequi, homem devorou 108 caroços e mulher, 64: 'tudo foi pela minha filha'

Entre os homens, o vencedor devorou 108 caroços de pequi.

Por Redação 1.252
Comentários (0)

26/11/2022 11h24 - Atualizado há 1 ano
Francinalva Barros Rodrigues venceu na categoria feminino

Muitos gurupienses se reuniram na noite desta sexta-feira (25) para prestigiar o 2º Festival do Pequi, que premiou os melhores pratos feitos à base do fruto e também quem conseguiu roer mais pequi em 10 minutos. O evento foi realizado pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex), em parceria com a Prefeitura de Gurupi.

A disputa entre os roedores de pequi foi dividida nas categorias masculino e feminino. Entre as mulheres, a vencedora foi Francinalva Barros Rodrigues, que roeu 64 caroços de pequi.

“Estou muito feliz. É a segunda vez que participo e da primeira vez não deu certo, roí 48 e agora foram 64. Tudo foi pela minha filha, o dinheiro vai para cirurgia dela. Estou muito feliz”, contou Francinalva.

Entre os homens, o Fernando Gonçalves se consagrou o grande campeão depois de roer 108 caroços de pequi, deixando uma marca histórica na competição. “Ser tocantinense já é o grande segredo. Pequi gostoso, qualidade boa, foi só se esforçar para conseguir chegar aos 108 caroços em 10 minutos”, contou animado o Fernando, quando foi questionado sobre o segredo para conseguir roer tanto pequi.

A prefeita Josi Nunes, que foi jurada nesta competição, contou que o evento já está se tornando uma tradição em Gurupi. “O Festival do Pequi já faz parte do nosso calendário cultural; é organizado pela UFT, mas com toda a parceria da Prefeitura. E o Festival do Pequi é um evento com muito humor e alegria, onde as pessoas vem se divertir e espero que realmente continue encantando Gurupi”, afirmou a prefeita.

Todos os vencedores receberam premiação em dinheiro. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) também foi parceiro do 2º Festival do Pequi de Gurupi.

A disputa na área gastronômica aconteceu nos dias 23 e 24, quando várias pessoas elaboraram receitas diversificadas feitas à base de pequi.

·Vencedor - Prato Salgado com pequi

Candidata: Ângela Maria de Morais

Nome do prato: Salmão ao molho de pequi

 

·Vencedor - Comidinha Salgada ou Doce com pequi

Candidata: Márcia Geraldo de Sousa

Nome do prato: Pequiche

 

·Vencedor - Prato Doce com pequi

Candidato: Willian Gomes Ferreira

Nome do prato: Manjar de pequi com castanha de pequi

 

Neste ano, a novidade foi o envolvimento dos jovens por meio de vídeos sobre o fruto tipicamente tocantinense. As melhores produções também foram premiadas.

·Vencedor - Vídeos com pequi com alunos do Ensino Médio

Candidata: Marcela Borges Dias da Silva

Nome do vídeo: Pequi tocantinense

Nome da Escola: Centro de Ensino Médio Bom Jesus

 

·Vencedor - Curta-metragem Pequi na Tela

Candidata: Hadassa Raquel de Oliveira Freire

Nome do vídeo: Pequi: Espinhos e Doçuras

Fernando Gonçalves se consagrou o grande campeão depois de roer 108 caroços
Prefeita Josi Nunes com vencedores do Festival do Pequi
Francinalva roeu 64 caroços de pequi

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.