FNHIS Sub 50 oferece unidades habitacionais para as cidades com menos de 50 mil habitantes.
Notícias do Tocantins – Na última segunda-feira (15), foi publicada a Portaria do Minha Casa, Minha Vida (nº 673/2024), que estabelece regras e objetivos para a seleção de projetos de moradias subsidiadas em áreas urbanas. O programa é financiado pelo Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS) e destinado a municípios com até 50 mil habitantes.
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Regional (Secihd), afirmou que está atuando para facilitar a apresentação do maior número de propostas, garantindo que mais cidades do estado tenham acesso a esses benefícios habitacionais. O prazo para inscrição termina nesta sexta-feira (19/7).
O programa prevê a disponibilização de 233 unidades habitacionais para o estado. Cada unidade terá um repasse de R$ 130 mil da União, sendo que os municípios podem oferecer contrapartidas financeiras, bens imóveis ou serviços, a serem definidos no momento do protocolo da proposta.
Os empreendimentos contemplados pela portaria devem prever a construção de no mínimo 20 unidades habitacionais (UH). Os municípios com até 25 mil habitantes poderão apresentar até duas propostas, cada uma com no máximo 25 unidades. Já os municípios com população entre 25 mil e 50 mil habitantes poderão submeter até duas propostas, com um limite de 50 unidades cada.
Os terrenos destinados às construções devem estar em áreas urbanas consolidadas, bem como, em áreas de expansão, dispersas na malha urbana ou em única poligonal, podendo ser utilizados para casas sobrepostas ou sobrados, desde que não ultrapassem dois pavimentos e respeitem a área mínima de 40 m² por unidade habitacional.
A Secretaria das Cidades enfatizou que a equipe técnica da pasta está pronta para oferecer todo o apoio necessário aos municípios, garantindo que concluam esta etapa dentro do prazo estabelecido.
Os municípios interessados em protocolar suas propostas devem acessar o seguinte site: https://idp.transferegov.sistema.gov.br/idp/ e preencher os dados conforme documentos em anexo. Para mais informações acerca da Portaria divulgada segue anexada também, a publicação no Diário Oficial da União.