No Tocantins

Natividade, Monte do Carmo e outros 10 municípios celebram Folia de Reis, tradição centenária

Grupos organizados saem pelas ruas das cidades, visitam as casas e entoam cânticos.

Por Redação
Comentários (0)

06/01/2023 16h40 - Atualizado há 1 ano
Grupo de foliões de Natividade visita moradores

As festas religiosas preservam tradições culturais seculares junto às comunidades do interior do Tocantins. As tradições religiosas congregam toda a comunidade e atraem visitantes. Esses festejos, além dos rituais que os compõem, também reúnem comidas típicas que celebram a preservação desses momentos.

Os municípios de Natividade, Monte do Carmo, Fátima, Paraíso, Peixe, São Valério, Santa Rosa, Paranã, Almas, Conceição do Tocantins, São Salvador e Silvanópolis mantêm viva a tradição. Entre os dias 24 de dezembro, véspera de Natal, e 6 de janeiro, ocorrem as Folias de Reis ou Reisado.

Na Folia de Reis, grupos organizados saem pelas ruas das cidades ou zonas rurais para visitar famílias em suas residências, tocar músicas populares e entoar cânticos bíblicos em homenagem aos reis magos Belchior, Baltazar e Gaspar e ao nascimento de Jesus.

Segundo os costumes, quando os três reis magos viram a Estrela de Belém no céu foram ao encontro de Jesus, que havia acabado de nascer. Ofereceram ao Santo menino, como presente, ouro, incenso e mirra, que simbolizavam a realeza, a divindade e a imortalidade.

Na folia, a Bandeira é o objeto ritual mais reverenciado. A crença em seus poderes protetores e curativos é afirmada pelos foliões e devotos que contam terem recebido diversas graças.

As comemorações das folias pelas comunidades tradicionais representam uma demonstração da religiosidade, uma tradição vinda de Portugal, mas que ganhou formato brasileiro e foi repassada por gerações.

Para o secretário de Cultura de Monte do Carmo, Amilton Rodrigues, é um momento de valorização e enriquecimento da cultura popular. “Em nossa cidade, a cultura das festas tradicionais é muito presente e vem para fortalecer as raízes e tradições de nossa população”, pontuou.

Adimilson Gomes é um dos organizadores da festa deste ano e relata a gratidão por participar de um momento que envolve tanta fé e devoção. “A festa é uma coisa muito gratificante para a gente também, porque a gente tocou, e para mim tocou no meu coração. Já fui festeiro, meus filhos também, uma foi rainha, outro foi Capitão do Mato, já fui Imperador do nosso rosário, então é muito bom, é muito gratificante. Participar dessas festanças sempre toca o meu coração e é importante manter essa tradição”, contou.

Em Natividade, o encontro das folias acontece nesta sexta-feira (06). Patrício Borges é um dos organizadores da festa, mas participa pela primeira vez como festeiro, apesar de ser devoto antigo. Neste ano, ele é o Capitão do Mastro e afirma que é uma satisfação poder partilhar o momento. “É uma grande honra participar de um momento que representa tanto para a cultura popular de Natividade”, disse.

Para o titular da Secretaria de Cultura e Turismo do Estado (Sectur), Hercy Filho, as festividades da Folia de Reis representam muito da cultura popular centenária na qual os tocantinenses estão inseridos. “No Tocantins, as folias possibilitam o fortalecimento dos vínculos com a memória e a identidade do nosso povo e contribuem para o reconhecimento de nossas tradições populares”, finalizou.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.