Os atendimentos presenciais estão suspensos desde março.
O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) informou nesta terça-feira (9) que retomará os atendimentos presenciais, suspensos desde março, a partir da próxima terça-feira (15).
Os atendimentos presenciais serão feitos por meio de agendamento, garantindo controle do fluxo de pessoas nas dependências do órgão e mantendo os protocolos de segurança.
Segundo a secretária-geral do Naturatins, Ana Angélica Bosque, a retomada do atendimento presencial é necessária porque o órgão está em fase de transição da migração de dados dos sistemas de gerenciamento de todos os seus serviços para o Sistema Eletrônico Integrado de Gerenciamento Ambiental (Sigam/Naturatins), que congregará todos os serviços do instituto.
O agendamento dos atendimentos será feito já pelo novo sistema, Sigam. No site do Naturatins foi postado um tutorial com orientações ao usuário externo sobre como proceder para realizar o cadastro, indispensável para conseguir realizar o agendamento.
“O usuário entra no site, preenche os espaços solicitados com CPF e outros dados cadastrais, inclui os comprovantes de documentos e comprovante de endereço e cria uma senha; feito isso, o setor de protocolo do Naturatins faz a validação do cadastro e o acesso é liberado em até dois dias uteis; a partir daí, o acesso é liberado e já pode fazer o agendamento para o serviço que deseja atendimento”, resume Ana Angélica.
Quando acessar o sistema, o usuário escolhe o serviço desejado e tem acesso às datas e horários disponíveis.
A secretária-geral acrescenta que o sistema está entrando em implantação e por isso, inicialmente, os serviços disponíveis serão o cadastramento dos usuários e agendamento de atendimento presencial.
“À medida que os serviços forem sendo alimentados no sistema, então todas as demandas feitas ao Naturatins passarão a ser online e, quando o Sigam estiver em pleno funcionamento, todas as operações do órgão serão 100% online”, anuncia Ana Angélica.
O Naturatins ressaltou que é importante que todos os usuários dos serviços do órgão façam o cadastro no Sigam, mesmo quem possui demandas em andamento pelo Simplifica.
“Quando fizermos a migração dos dados desses usuários do atual sistema Siga/SGD para o Sigam, ele encontra CPF ou CNPJ e já disponibiliza todos os atos emitidos para o novo sistema”, finaliza a secretária-geral.