Obras públicas

TCE-TO adquire novo equipamento de fiscalização para coibir asfalto 'sonrisal e movediço'

Forno NCAT vai permitir maior eficiência nas fiscalizações.

Por Redação 768
Comentários (0)

23/08/2022 08h50 - Atualizado há 1 ano
Novo equipamento garante mais agilidade e precisão na avaliação da qualidade do pavimento

O Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO) terá um novo equipamento à sua disposição para a verificação da qualidade do asfalto utilizado em obras públicas. O forno NCAT é fruto de um acordo de cooperação técnica com Instituto Federal do Tocantins (IFTO).

Durante esta semana, os servidores do Tribunal Robson Peixoto, Rômulo Aguiar, Flávio Vieira e Antônio Emanuel Ribeiro, juntamente com estudantes do IFTO, participaram de um treinamento para o uso do equipamento.

O treinamento foi realizado por um técnico da empresa Solotestes, que, além de apresentar o forno, demonstrou na prática o ensaio com a amostra asfáltica, e tirou dúvidas dos engenheiros, que irão utilizar o equipamento na hora de fiscalizar a qualidade dos asfaltos aplicados nas ruas e estradas do estado.

“O Instituto tem uma porção de equipamentos que já faz análises, entretanto na parte de pavimento, havia um déficit, então o tribunal equipou o laboratório comprando esses equipamentos, e cada ano nós implementamos com novas ferramentas, com mais eficiência, para poder melhorar os nossos resultados de auditorias, além de proporcionar aos alunos a oportunidade de conhecer e aprender com esses equipamentos, que antes eles não tinham acesso. Isso é um aspecto importante dessa parceria”, ressaltou o auditor de Controle Externo Thiago Dias de Araújo e Silva.

VEJA TAMBÉM

Segundo o servidor Flávio Vieira da Silva Junior, o Forno NCAT vai permitir maior eficiência nas fiscalizações, pois se trata de um equipamento que necessita menos do operador para emitir resultados, por ser totalmente automatizado.

“Além da agilidade que ele nos traz, vai permitir que nós consigamos um número maior de análises em um prazo menor de tempo, então, a necessidade de tê-lo aqui hoje é justamente para isso, para que a gente possa trabalhar de forma mais precisa e principalmente mais rápida, e que possamos dar um retorno para a sociedade de forma mais rápida também”, destacou.

O engenheiro ressalta ainda que o forno vai trazer mais precisão e agilidade para os técnicos na hora de extrair o teor de ligante da massa asfáltica, pois esse teor é o que vai dizer qual é a porcentagem de ligante asfáltico que aquela massa possui. “O ligante asfáltico hoje, é o insumo de maior valor agregado dentro da mistura asfáltica, então nós estamos pegando exatamente aquele ponto onde poderia dar maior prejuízo ao erário”, diz.

Sobre a importância da estrutura para o controle externo, Flávio diz ainda que “o laboratório de pavimentação trabalha de forma concomitante, ou seja, durante o período que a obra ainda está sendo executada, então quanto mais rápido a gente conseguir trazer esse resultado, mais rápido a gente intervém na obra para evitar prejuízo à sociedade. Assim, os erros que estejam ocorrendo já podem ser solucionados ali durante a realização da obra”, finaliza.

Próximas aquisições

Ainda durante o treinamento, o servidor da Corte anunciou a compra de novos equipamentos para aperfeiçoar as análises técnicas. Ele afirma que o TCE adquiriu uma nova extratora rotativa, mais fácil de ser utilizada.

“Essa nova extratora rotativa vai ser interligada direto na caminhonete e a base de gasolina, então isso também vai agilizar bastante o processo. Futuramente queremos equipar ainda mais o nosso laboratório para que melhores resultados sejam obtidos”, exclamou.

Acordo de Cooperação

O acordo assinado entre o Tribunal e o Instituto em novembro de 2018 prevê a cooperação técnico-científica entre as instituições para uso dos equipamentos de laboratórios especializados em geotécnica, materiais e estruturas do IFTO – Campus Palmas, nos processos de fiscalização de obras públicas no Tocantins.

O objetivo do acordo é fortalecer e aparelhar o TCE/TO, no exercício da sua missão em auditorias de obras públicas, uma vez que se fazem necessárias comprovações técnicas baseadas em ensaios laboratoriais, o que garante mais confiabilidade, eficiência e segurança nos pontos auditados e indicados em relatório.

Equipe do TCE sendo orientada para uso do novo equipamento

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.