Automóveis

Onix x HB20, uma disputa acirrada: veja semelhanças e diferenças dos dois modelos

Quem sai ganhando da disputa é o consumidor.

Por Redação
Comentários (0)

07/10/2020 10h17 - Atualizado há 3 anos
Onix x HB20

Chevrolet Onix e Hyundai HB20 desde seus lançamentos no mercado são modelos e dividem a atenção e a preferência dos brasileiros pela gama de vantagens e facilidades desenvolvidas por ambas as montadoras. São inovações e atualizações que reforçam a importância e o espaço que possuem na categoria dos hatches, mantendo-se sempre no topo das vendas. E quem sai ganhando sempre é o consumidor diante da competitividade em apresentar modelos cada vez mais completos por um preço mais acessível.

Ao revolucionarem o segmento dos compactos em 2012, eles permitiram chegar até ao público um conjunto de equipamentos inéditos raros neste nicho do mercado automotivo, como central multimídia e câmbio automático que deram mais conforto, agilidade e segurança aos modelos.

Com o passar do tempo, as marcas ousaram e permitiram equipar esses modelos com novos aparatos, dando mais conectividade e diferenciais de segurança. Se você está em dúvida sobre qual modelo tem o pacote mais completo de facilidades, nós vamos ajudá-lo a entender os diferenciais e pontos fortes de cada um.

Semelhanças

Trazer dois modelos compactos de grande aceitação no mercado interno significa avaliar dois perfis que reúnem qualidades e características similares que se adequam ao gosto de grande parte dos brasileiros.

Ambos são completos em suas versões e dispõe de uma série de equipamentos que vão além do que os compradores estão acostumados e possuem adição de pintura metálica.

São modelos que surpreendem pela quantidade e qualidade de itens de série destacando a excelência do padrão que contam com direção com assistência elétrica, controles de estabilidade e tração, assistente de saída em rampas, retrovisores elétricos, múltiplos airbags (quatro no HB20, seis no Onix), chave presencial, botão de partida do motor, sensores de estacionamento na traseira, central multimídia com tela tátil, acendimento automático dos faróis, alerta de perda de pressão dos pneus e controle de cruzeiro.

Sobre o comportamento dinâmico, ambos os modelos conseguem ter uma performance satisfatória aos que se propõem, dando ao motorista uma sensação de exclusividade e bem-estar no comando do veículo.

Mesmo com uma suspensão melhor dando ao HB20 uma suspensão mais consolidada e a impressão de ser mais estável, respondendo bem aos desníveis do solo, as maiores larguras de pneus e da carroceria do Onix imprimem nele uma sensação de maior equilíbrio. A experiência da dirigibilidade é agradável permitindo manipular o veículo sem grandes esforços. Da mesma forma, a adoção da assistência elétrica da direção no HB20 avançou e potencializou a comunicação com o condutor mais acertada em altas velocidades, à medida que contribuiu para que motoristas inexperientes e inseguros tenham um auxílio adicional nas manobras de estacionamento.

Diferenças nas dimensões

Quanto aos itens de segurança, somente o Hyundai possui sistema de frenagem autônoma de emergência, alerta de mudança de faixa, borboletas no volante, retrovisores rebatíveis eletricamente, sistema stop-start e cintos dianteiros com ajuste de altura.

Já o Onix não fica para trás, apresentando um pacote de opcionais que permite dar aos passageiros maior controle e conectividade do veículo a partir de exclusivos sensores de estacionamento dianteiros, sistema de estacionamento automático, alerta de pontos cegos, acessos com luz de rodagem diurna em LED, ar-condicionado digital com ajuste automático, carregador de celular por indução, sistema OnStar e luz traseira de neblina. 

A briga entre os dois modelos é acirrada à medida que o Onix possui maiores dimensões ao se analisar o desenho externo com medidas mais avantajadas em relação aos HB20 seja na extensão (4.163 mm x 3.940 mm), na largura (1.730 mm x 1.720 mm) ou na altura (1.476 mm x 1.470 mm), oferecendo assim à Chevrolet um modelo mais espaçoso, robusto e que chama a atenção pelo tamanho. Mesmo a distância entre eixos consegue superar a concorrente da Hyundai, dando mais um diferencial que pode representar um desempate na hora da escolha.

Quanto ao tamanho do bagageiro, o Hyundai sai na frente, mesmo que se trate de um HB20 usado, mostrando-se mais benéfico ao consumidor com um maior volume do porta-malas, com 300 litros diante dos 275 litros do concorrente.

Diferenças no interior

As diferenças também são marcantes no interior dos veículos, mesmo que o acabamento e qualidade dos materiais seja similar em ambos, demonstrando as evoluções de design observadas.

O Onix mostra ser mais atraente com um computador de bordo mais completo e integrado que inova ao trazer indicador da vida útil do óleo do motor e duas medições de consumo médio, bem como repetidor digital do velocímetro.

O modelo da Chevrolet desponta com o alerta para uso do cinto de segurança aos cinco ocupantes e ajuste elétrico de altura dos faróis mesmo que nenhum dos dois agregue os retrovisores internos eletrocrômicos.

Já o HB20 conquista mais pelo encaixe das peças e a qualidade dos materiais, entretanto, agradam mais no Hyundai mesmo que a nova versão não mostre mais o ajuste automático e digital de temperatura do ar condicionado além de um acesso mais simples aos comandos do computador de bordo realizado agora por um pino do tipo de zerar o hodômetro, dificultando um pouco a vida de quem dirige.

Neste contexto, podemos afirmar que ambos os modelos agradam segundo as necessidades e preferenciais de cada consumidor, apresentando o Chevrolet um carro mais moderno com maior conectividade capaz de oferecer mais segurança nas rodagens e o modelo Hyundai agrega maiores dimensões, melhor desempenho e mais conforto com uma quantidade maior de itens de série.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.