Biografia

Órfão aos 12 anos, Siqueira Campos tentou a vida em vários estados até chegar ao norte de Goiás

Ele iniciou sua vida política em Colinas de Goiás, hoje Colinas do Tocantins.

Por Conteúdo AF Notícias 796
Comentários (0)

04/07/2023 20h30 - Atualizado há 9 meses
Siqueira Campos era de Crato, interior do Ceará.

José Wilson Siqueira Campos nasceu no dia 1º de agosto de 1928,  em Crato, no Ceará. Filho de mestre Pacífico Siqueira Campos - que tinha a profissão de seleiro e sapateiro - e de dona Regina Siqueira Campos.

Ficou órfão de mãe aos 12 anos, falecida em trabalho de parto, e viajou pelo país por quase 10 anos, em busca de oportunidade, chegando a passar parte da adolescência nas ruas, até se estabelecer. Nesse período, trabalhou em vários ofícios em diversas cidades, até chegar à cidade de Colinas, no então Norte de Goiás, atual Colinas do Tocantins. Antes, passou pelos estados do Amazonas (onde foi seringueiro), Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

Em Colinas, Siqueira começou a trabalhar na área rural, o que despertou nele a vocação política: fundou a Cooperativa Goiana de Agricultores e deflagrou o movimento popular que pedia a criação do Tocantins. Na eleição seguinte foi candidato a vereador, tendo sido eleito com votação expressiva.

Elegeu-se vereador de Colinas com maior votação (1965) e foi escolhido presidente da Câmara (1966). Era então filiado a Arena. Integraria também ao longo de sua carreira ao PDS, PDC, PFL, PL e PSDB. Atualmente, estava filiado ao Partido Liberal (PL).

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.