A instalação da nova diocese e a posse do novo bispo ocorrerão em celebração eucarística em data ainda a definir.
O Papa Francisco elevou a prelazia de Cristalândia, no Tocantins, à diocese nesta quarta (10). O primeiro bispo diocesano nomeado foi Dom Wellington de Queiroz Vieira.
A elevação significa o reconhecimento da maturidade eclesial da Igreja Particular de Cristalândia e do trabalho missionário e dedicação de todos os que por lá passaram desde a criação da prelazia de Cristalândia em 26 de maio de 1956.
O novo bispo comentou a mudança. “A elevação é também um ato de confiança em nós, que aqui estamos, e nos que no futuro farão parte de nossa comunidade diocesana. Confiança na continuidade da missão, em nossa capacidade e disponibilidade em seguir a anunciar Jesus”, disse.
Dom Wellington fez questão de ressaltar a participação de Dom Jaime Antônio Schuck, Dom Olívio Teodoro e Dom Heriberto Hermes na caminhada da prelazia. Ele também agradeceu a Dom Rodolfo Weber, responsável pelo processo de solicitação de elevação da prelazia a diocese, a todos os bispos do Regional Norte 3 na Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que, junto com ele, reiteraram a solicitação ao Papa Francisco neste ano de 2019.
"A nossa gratidão a todos os sacerdotes, religiosas e religiosos, leigas e leigos que a seu tempo colaboram com ardor missionário no testemunho cristão em nossas comunidades", ressaltou o bispo.
A instalação da nova diocese e a posse do novo bispo ocorrerão em celebração eucarística que contará com a presidência de Dom Giovanni d’Aniello, núncio apostólico, representante do Papa Francisco no Brasil e da comunidade em geral. Dia e hora ainda serão definidos.
Dom Pedro Brito Guimarães, arcebispo metropolitano de Palmas e presidente do Regional Norte 3 da CNBB, parabenizou a conquista. “É uma graça para nosso regional fazer parte do nascimento desta nova filha. Parabéns ao pastor e todo o seu rebanho. Muita festa. Daqui a minha prece", finalizou.