Em Tocantinópolis

Presidente Lula anuncia criação de novo campus do Instituto Federal de Educação no Tocantins

Nova unidade será implantada na cidade de Tocantinópolis, no Bico do Papagaio.

Por Redação 1.199
Comentários (0)

12/03/2024 15h20 - Atualizado há 2 meses
Governo confirmou que os recursos para a construção dos novos Institutos já estão assegurados

Notícias do Tocantins - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a criação de 100 novos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia em todo o Brasil, durante cerimônia realizada nesta terça-feira (12/3), em Brasília (DF).

O Tocantins será contemplado com uma nova unidade em Tocantinópolis, que conta com 22.615 habitantes, a fim de ampliar as oportunidades de acesso à formação profissional no Estado, principalmente na região do Bico do Papagaio.

No estado já existem onze unidades na rede federal, localizadas nas cidades de Araguaína, Araguatins, Colinas do Tocantins, Dianópolis, Formoso do Araguaia, Gurupi, Lagoa da Confusão, Palmas (incluindo a unidade Reitoria), Paraíso do Tocantins, Pedro Afonso e Porto Nacional.

Na ocasião, o governo federal confirmou que os recursos para a construção dos novos Institutos já estão assegurados no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com um investimento previsto de R$ 3,9 bilhões. O Governo do Tocantins garantirá, ao IFTO, o apoio estratégico com o governo federal para agilizar a liberação da verba para a nova unidade no Estado. 

O governador em exercício do Tocantins, Laurez Moreira, participou da solenidade e ressaltou a importância dessas instituições para o desenvolvimento do Estado. "A educação sempre foi uma prioridade para o governador Wanderlei Barbosa e essa iniciativa reforça nosso compromisso em oportunizar aprendizado e crescimento para todos os tocantinenses. Com os novos institutos, poderemos ampliar o acesso à formação profissional e tecnológica, preparando nossa população para os desafios do mercado de trabalho e impulsionando o desenvolvimento de diversas áreas no Estado", destacou o governador.

Reforço na área da educação

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) conta com 11 câmpus, mais de 60 polos de educação a distância, 165 cursos que abrangem desde a qualificação profissional até a pós-graduação e mais de 19.800 estudantes matriculados. Com unidades presentes em todas as regiões do estado, o IFTO contribui significativamente para o desenvolvimento local, gerando empregos na área educacional, e de outros setores vinculados. A diversidade dos cursos tem contribuído significativamente com a qualificação de mão de obra necessária ao desenvolvimento socioeconômico do estado.

O reitor da IFTO, Antonio da Luz Júnior, ressaltou o impacto dos institutos na melhoria das condições sociais dos tocantinenses. "A expansão dos Institutos Federais representa um marco significativo em nosso compromisso de alcançar um número ainda maior de comunidades que necessitam de formação profissional. Essa iniciativa, não apenas visa melhorar as posições no mercado de trabalho, mas também a transformação da condição social dessas comunidades", destacou o reitor.

Lista dos novos institutos federais

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.